As Sereias da Vila irão iniciar a temporada 2023 na próxima sexta-feira (24), e farão sua estreia em mais uma edição do Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo, na Vila Belmiro, às 20h00.
O time feminino do Peixe irá disputar o certame nacional pela 9ª vez. A primeira edição foi realizada em 2013, e a equipe santista participou pela primeira vez em 2015. No ano de 2017, conquistou até então, o seu único titulo na competição, após vencer o Corinthians na grande final.
Nas oito participações, o Santos FC disputou 116 jogos, venceu 75, empatou 14 e perdeu 27. Marcou 271 gols e sofreu outros 107. Ketlen é a artilheira do Peixe no Brasileiro, com 44 gols marcados. Sole Jaimes é a vice-artilheira, com 30 gols, e Cristiane aparece em 3º, com 21. A maior artilheira também é a atleta que mais atuou pelo Santos na competição nacional. Ao todo, Ketlen já soma 96 partidas. Erikinha com 66 e Brena com 64, completam a lista de atletas com mais participações.
Para a nova temporada, as Sereias da Vila contrataram 10 reforços: a goleira Jully, a lateral Giovana, as zagueiras Adriana Sachs, Kelly e Luciana Ortega, a meio-campista Yaya e as atacantes Bianca Gomes, Fabi Simões, Jourdan Ziff e Taina Maranhão.
O vitorioso treinador Kleiton Lima irá dirigir o Santos FC no Campeonato Brasileiro Feminino pela primeira vez. Com grande história pelo Clube, quando deixou a equipe em sua primeira passagem, o campeonato nacional ainda não havia iniciado. E ele falou sobre esse início de temporada: “Terminamos o ano passado em uma crescente, chegando na final do Campeonato Paulista. E para esse ano, já fizemos um planejamento para qualificar ainda mais a equipe, e a expectativa é fazer um grande Campeonato Brasileiro. Sabemos que outras equipes também estão investindo, mas o Santos também será um protagonista, com respeito a todas equipes. Acreditamos na força do nosso trabalho e da nossa história”, completou o técnico.
A artilheira Cristiane, uma das grandes referências da equipe e destaque da temporada passada, também comentou sobre a expectativa da estreia na temporada: “Quando faço um ano muito bom, espero sempre manter o mesmo nível para o ano seguinte. E quando entro em campo, viso sempre fazer o melhor, sendo marcando gols ou distribuindo assistências, mas o foco será sempre e o título. Os números individuais acontecem no decorrer da competição, mas o maior objetivo, sempre será levantar a taça, disse Cristiane.
(Fotos: Bruno Santoni/Santos FC)