Santos FC emplaca três indicações no Prêmio “Melhores do Ano” da Máquina do Esporte

Santos FC emplaca três indicações no Prêmio “Melhores do Ano” da Máquina do Esporte

O Santos Futebol Clube mais uma vez figura entre os destaques da premiação dos Melhores do Ano, promovida pelo site “Máquina do Esporte”. Desta vez, o Peixe tem três cases escolhidos dentre os melhores de 2019: o lançamento do uniforme 3, na categoria “Ação Digital”; o patrocínio da Uber ao futebol feminino, na categoria “Ação Mais Ousada”, e a parceria com o Observatório da Discriminação Racial, figurando na categoria das melhores ações sociais.

O lançamento do uniforme 3, ocorrido no final de setembro, trouxe uma verdadeira reverência à história do Santos Futebol Clube. Marcado pelo tom escuro, grafitado, e também pelos detalhes prateados nas estrelas que simbolizam o bicampeonato mundial, e pelos losangos divididos em diferentes tonalidades de preto, o novo manto alvinegro foi uma homenagem à magia, à ousadia, ao futebol moleque, aos “raios” e a todos os negros que quebraram o sistema e marcaram época com este escudo no peito. Sua estreia ocorreu contra a equipe do CSA, no último Campeonato Brasileiro.

Já a campanha em parceria com a Uber ocorreu no clássico contra o Corinthians, no Brasileirão, e teve como foco denunciar a pouca visibilidade ao futebol feminino no Brasil. Na ocasião, um bandeirão foi aberto nas arquibancadas da Vila, com os dizeres “Infelizmente, esta bandeira vai ser mais vista que o futebol feminino”, seguidos da hashtag “#AcreditaNelas”. A ação ocorreu no período em que era realizada a Copa do Mundo Feminina, em junho.

A parceria com o Observatório da Discriminação Racial, por sua vez, ocorreu na partida contra a equipe do São Paulo, também pelo último Campeonato Brasileiro, e teve como intuito trazer números que comprovam que, no Brasil, a desigualdade racial ainda é muito presente no dia a dia das pessoas. Os tristes números, representados por estatísticas de mercado de trabalho, oportunidades, remunerações e outros, foram representados nas camisas dos jogadores. A ação foi de encontro com o início da semana do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O site “Máquina do Esporte” realiza a votação que antecede os finalistas, e o torcedor santista pode participar votando nas três indicações do Peixe através deste link.