Junho, mês de conquistas. E comemorações!

Junho, mês de conquistas. E comemorações!

Por Odir Cunha, do Centro de Memória

Junho é um mês pródigo para os torcedores do Santos, que têm sete feitos importantes para comemorar. Desses, três serão motivos de eventos especiais no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro, com a presença dos troféus originais e dos heróis responsáveis por essas proezas. Anote na agenda e compareça. Não é sempre que se pode conviver com nossos ídolos e agradecê-los pessoalmente por tudo o que fizeram pela rica história santista:

50 anos da 1ª Recopa Mundial

Dia 25 de junho, terça-feira, a partir das 18 horas, com a exposição do troféu originais e as aguardadas presenças dos ídolos Clodoaldo, Negreiros, Edu, Abel, Lima e Manoel Maria, primeiros supercampeões mundiais de clubes.

Como se sabe, após vencer a Recopa Sul-americana, o Santos bateu a Internazionale, em Milão, por 1 a 0, e em 24 de junho de 1969 se sagrou o primeiro vencedor dessa seleta competição que reuniu apenas equipes campeãs mundiais.

40 anos do título paulista dos Meninos da Vila 

Dia 28 de junho, sexta-feira, a partir das 16h30, com a exposição do troféu original, camisas autênticas dos campeões e as presenças de Juary, João Paulo, Ailton Lira, Joãozinho, Neto, Pita, Toninho Vieira, Neto e outros craques do campeão paulista de 1978 – título conquistado em 28 de junho de 1979 –, homenagearemos esses heróis do primeiro time batizado de “Meninos da Vila”.

60 anos da lendária conquista do Teresa Herrera

Este evento, em homenagem a Pepe, Lalá, Pelé e Dorval, titulares remanescentes do Santos que fez a primeira excursão à Europa, em 1959, e conquistou o importante troféu Teresa Herrera ao golear o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Didi e Zagallo por 4 a 1, será realizado em 5 de julho, sexta-feira, às 16h30m.

Na oportunidade será exibido o troféu original do famoso torneio e a bola do jogo em que o Santos, na mesma excursão, goleou o Barcelona, no estádio Camp Nou, por 5 a 1.

Tricampeão Paulista, Tri da Libertadores…

Outras conquistas e primazias do Santos no mês de junho serão retratadas por textos no site e na mídia social e também nos vídeos da SantosTV. A primeira data marcante do mês, que remete à vitória da Seleção Brasileira sobre a Inglaterra, então campeã mundial, em 12 de junho de 1969, no Maracanã, com oito titulares santistas, foi lembrada em texto publicado no site oficial. Reveja.

No dia 21 comemora-se também o tricampeonato paulista de 1969, obtido com um empate de 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi, depois de o Santos bater o Corinthians por 3 a 1, no Morumbi, e o Palmeiras por 3 a 0, no Parque Antártica.

No dia 22 será a vez de festejar o aniversário de oito anos do terceiro título santista da Copa Libertadores, obtido em 2011 com uma vitória de 2 a 1 sobre o Peñarol, do Uruguai, em um Pacaembu com mais de 40 mil pessoas.

Finalmente, no dia 24 há outro torneio internacional importante a se lembrar: O Torneio Centenário da Unidade Italiana, ganho em 24 de junho de 1961, em Milão, com uma vitória de 4 a 1 sobre a Internazionale. Antes, o Santos já havia vencido a Juventus por 2 a 0, em Turim, e a Roma por 5 a 0, em Roma. O público médio desses três jogos alcançou 83 mil pessoas!