Zagueirão Alex faz 37 anos

Zagueirão Alex faz 37 anos

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Destaque no time campeão brasileiro de 2002, Alex Rodrigo Dias da Costa, ou apenas Alex, um dos grandes zagueiros da história do Santos, nasceu há 37 anos, em Niterói, dia 17 de junho de 1982.

Destacou-se pelos juniores do Juventus, da Moóca, e foi contratado pelo Alvinegro Praiano em 2001, ainda como atleta das categorias de base.

Em 25 de agosto de 2002 Alex teve sua primeira oportunidade na equipe principal. Iniciou a partida contra o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro – um empate em 1 a 1 – e não saiu mais da equipe.
Ao lado de André Luís, formou a dupla de zaga campeã brasileira de 2002, que ficou conhecida como “Torres Gêmeas”, devido à estatura da dupla – Alex com 1,88m e o gaucho André Luís Garcia, 1,92m.

Sua capacidade de desarmar o adversário sem apelar para a falta, a boa impulsão e as potentes cobranças de falta eram suas maiores qualidades. Tornou-se o maior artilheiro entre todos os zagueiros da história do Santos ao marcar 20 gols entre 2002 e 2004.

Despedida

Em maio de 2004, acertou sua transferência para o PSV, da Holanda. Na Europa, consolidou sua carreira de sucesso e só atuou em gigantes. Além do PSV, o zagueiro fez carreira no Chelsea, da Inglaterra; PSG, da França e Milan, da Itália.

Em um de seus grandes momentos, em 8 de agosto de 2013 marcou o gol do título da Supercopa da França, aos 49 minutos do segundo tempo. Com  o seu gol, o PSG venceu Bordeaux,  de virada,  por 2 a 1, em jogo realizado no Gabão.

Aposentadoria

Com o contrato rescindido pelo Milan, Alex voltou ao Brasil em maio de 2016. Em recuperação, ficou alguns meses treinando no CT Rei Pelé e o Santos demonstrou interesse em contratá-lo. Porém, devido a uma grave lesão no joelho, que o obrigaria a nova cirurgia, o grande zagueiro decidiu se aposentar, aos 34 anos.