Você, que torcedor do Peixe, já deve ter visto uma foto do lendário músico Bob Marley com a camisa do Santos FC. Pois ela foi feita, em 1980, por Walter Firmo, um dos grandes nomes da fotografia no Brasil. Ele esteve neste domingo (20), na Vila Belmiro, onde conheceu o Memorial das Conquistas.
“Sou torcedor santista desde 1952. Eu estava fazendo fotos do Bob Marley. De repente o Chico Buarque colocou a camisa do Santos nele. E eu fotografei. Um registro que rodou o mundo. Sou feliz até hoje por esse momento. Sou um homem glorificado”, afirmou Walter Firmo.
Aos 85 anos, Walter Firmo, nascido no Rio de Janeiro, também retratou grandes nomes da música nacional, como Dona Ivone Lara, Cartola e Pixinguinha. Em 1963, o também músico e jornalista ganhou o prêmio Esso de Reportagem, por Cem dias na Amazônia de ninguém. Além disso, foi vencedor, por 7 vezes, do Concurso Internacional de Fotografia da Nikon.
O profissional ficou impressionado ao entrar no museu do Santos FC. “Já estive duas vezes na Vila Belmiro. A sensação é de vertigem. A torcida bem perto do campo. Mas no Memorial é a primeira vez. Estou emocionado demais por ver esses troféus bem de perto”.
O jamaicano Bob Marley, músico, compositor e guitarrista era fã do Santos FC e de Pelé. Em 1980 esteve no Brasil, quando participou de um jogo amistoso no Rio de Janeiro, onde entre outros nomes da música e do futebol brasileiro, estava o cantor Chico Buarque. Foi quando ele ganhou uma camisa do Santos, enquanto dizia “Pelé, Pelé”.