(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
É campeã, é título inédito, é para comemorar! Comemorar muito. As Sereias da Vila vencem o Corinthians por 1 a 0, na Arena Barueri, nesta quinta-feira (20), e conquistam o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol. A atacante Sole, artilheira do campeonato com 18 gols, marcou o gol do título nacional. O time do técnico Caio Couto conquistou 16 vitórias em 20 jogos, empatando dois e perdendo dois. A equipe fez 39 gols e sofreu 13. No placar agregado da final ficou 3 a 0 para o Peixe. O primeiro jogo decisivo, disputado na quarta-feira (12), as meninas do Alvinegro Praiano venceram por 2 a 0. A conquista deu para as Sereias uma das vagas para a Libertadores da América de 2018.
Início difícil, mas Sole decidiu
A primeira etapa começou difícil, disputada, com a goleira Dani realizando importantes defesas. A marcação adversária era forte, o time santista sofreu para furar o bloqueio. Mas, na primeira grande chance das Sereias, aos 16 minutos, a meia Maria consegui fazer um ótimo cruzamento pelo lado esquerdo, colocando a bola na cabeça da atacante Sole. A artilheira argentina, sozinha, subiu muito e testou a pelota por cima da goleira do Corinthians. Aberto o marcador em Barueri. O gol deu moral às Sereias, que equilibraram o jogo. Nos minutos finais do primeiro tempo, Sole, em um chute por cobertura, quase ampliou o placar.
Garantindo o título
O segundo tempo iniciou diferente, mais parelho, com as meninas do Peixe marcando mais forte a saída de bola. Bola rodando, passando de pé em pé, dificultando a vida das corintianas. Aos sete minutos, Sole, novamente, arrisca um chute fortíssimo de fora da área, mas a arqueira adversária realizou uma excelente defesa, colocando para escanteio. As Sereias não colocaram o pé no freio, pelo contrário. Aos 22 minutos, Sochor, que marcou um golaço na partida realizada na Vila Belmiro, deu um corte na zagueira do time da Capital, e chutou rente ao poste direito delas. O Corinthians tentou a qualquer custo o gol de empate, mas não conseguiu. O caneco ficou na Vila Belmiro.
Escalação do time campeão: Dani; Kati, Carol Arruda, Camila e Dani Silva; Maria, Maurine (Tayla), Brena (Cida) e Patricia Sochor; Ketlen (Giovana) e Sole. Técnico: Caio Couto.