Os atletas da base do Santos Futebol Clube também possuem sua professora, chamada carinhosamente por todos como “Tia Karlinha”. Cumprindo a legislação de 2009, quando a Federação Paulista de Futebol obrigou todos os clubes filiados a terem seus atletas menores de idade matriculados e estudando para que concluam o Ensino Médio, Tia Karlinha passou a ser a educadora responsável pelos Meninos da Vila.
Karla Patrícia do Santos chegou ao clube em 2010. Natural de São Vicente e torcedora apaixonada do Santos Futebol Clube, leva “o Santos até no nome”, como ela própria diz. Nossa professora tem a difícil missão de acompanhar o dia a dia letivo dos nossos craques. Todos os atletas que possuem dúvidas ou deficiência em alguma matéria procuram a Tia Karlinha na sala de estudos, que é onde ela estará pronta para socorrê-los.
“Dou suporte desde os meninos do Sub-11 até alguns do Sub-20 e Sub-23, que ainda não concluíram o Ensino Médio. Costumo ajudá-los nos trabalhos, em pesquisas, vou nas escolas, participo de reuniões… minha ‘marcação’ em cima deles é dura. Nosso intuito não é apenas de formar o atleta, e sim o cidadão”, disse Karlinha.
O zagueiro Robson Bambu, que hoje está servindo a equipe profissional do Peixe, foi um atleta que durante todo o seu processo educacional recebeu o suporte da professora.
“Quando o Bambu foi promovido ao profissional, eu fiquei extremamente feliz, me senti completa realizada. Eu o acompanho desde o Sub-11, esteve aqui comigo em todas as categorias. Concluiu o Ensino Médio e hoje é um dos destaques do time do Cuca. A história dele me motiva a cada dia dar o meu máximo, para que eu possa acompanhar esse processo com outros atletas. Não vejo a hora de o Rodrygo pegar o seu canudo”, comentou a professora.
Desta forma, valorizando seus jovens atletas e estimulando suas vidas sempre atreladas aos estudos, as Categorias de Base do Santos Futebol Clube parabenizam todos os professores e professoras por este 15 de outubro especial.
(Texto: Maikon Camargo)