Superioridade Santista

Superioridade Santista

O Santos enfrenta o Sport amanhã (28) na Vila Belmiro, e o Peixe leva para o confronto uma grande superioridade nos números.

A primeira partida entre as equipes ocorreu em 1941, em um amistoso realizado em Urbano Caldeira. Triunfo Alvinegro por 4 a 3, com dois gols de Carabina, um de Antoninho e outro de Ruy. Já pelo Campeonato Brasileiro, o primeiro encontro aconteceu no ano de 1963, mas válido pela edição de 1962. Empate por 1 a 1 na Ilha do Retiro, e o Gênio da Área, Coutinho, foi o responsável em balançar as redes pro Peixe.

No geral, Santos e Sport já se enfrentaram 48 vezes, com 21 vitórias do Alvinegro, 15 empates e 12 vitórias da equipe pernambucana. O time santista marcou 72 vezes e sofreu outros 50 gols. Pela competição nacional, a vantagem também é alvinegra. Foram disputados até o momento 41 jogos. O time da Vila Belmiro venceu 18 partidas, enquanto o time da Ilha do Retiro triunfou11 vezes. O histórico se completa com 12 empates, 59 gols do Peixe e 40 gols do Sport.

Em jogos realizados na Vila Belmiro, a vantagem santista é ainda maior. Apenas uma vez o Sport conseguiu derrotar o Santos em seus domínios. Ao todo, foram 19 jogos disputados, com o Peixe saindo vitorioso em 13 oportunidades, além de 5 empates. O Alvinegro balançou as redes adversárias 38 vezes, enquanto o visitante marcou 13 gols.

Artilheiros santistas no confronto no geral:
05 gols – Coutinho
04 gols – Guga e Gabriel Barbosa
03 gols – Viola e Kléber Pereira

Artilheiros santistas no confronto pelo Brasileiro:
05 gols – Coutinho
04 gols – Guga
03 gols – Viola e Kléber Pereira

Fonte: Centro de Memória do Santos FC