Sub-15, Sub-17 e Sub-20 estreiam neste sábado (13) pelo Campeonato Paulista de suas categorias

Sub-15, Sub-17 e Sub-20 estreiam neste sábado (13) pelo Campeonato Paulista de suas categorias

Três das cinco Categorias de Base do Santos FC estreiam neste sábado (13) pelo Campeonato Paulista. A primeira equipe a entrar em campo pelo Paulistão 2019 será o Sub-15, comandado pelo técnico Emerson Ballio, que vai até o ABC enfrentar o EC São Bernardo, às 9h, no Estádio Municipal Gíglio Portugal Pichinin, conhecido como “Baetão”, em São Bernardo do Campo.

“A expectativa em disputar o Paulista sempre é grande! A gente esperava ansiosamente para o início da competição para sabermos se estamos no caminho certo. A preparação é muito diferente, treinos, amistosos, tudo isso é diferente de uma competição! O que conta é quando começa o campeonato, e o Paulista é uma competição longa que encerra só em novembro. Então a gente precisa manter uma campanha em linha ascendente, é começar bem e terminar melhor ainda”, comentou o técnico Emerson Ballio.

Para a partida diante do EC São Bernardo, Ballio relacionou 18 atletas, e a provável equipe titular será: Vitor Santos, Kauan, Jefferson, João Pedro e Gerson; Pedro Henrique, Yan Carvalho e Kaique Rosário (Xing), Alison Camargo, Pedro Palhares e Ângelo Damaceno. No banco de suplentes o treinador terá a sua disposição: Guilherme Garcia, Marcelo Gonçalves, Kauã Rocha, Bletson Warley, Hugo Leonardo, Bernardo Paias e Deivid Eugênio.

Além de Santos FC e EC São Bernardo, completam o Grupo 10: Grêmio Mauaense, Jabaquara, Mauá Futebol, Portuguesa Santista e São Bernardo FC.

Sub-17

Já no jogo das 10h30, também no estádio “Baetão”, será a vez do Sub-17 do técnico Márcio Griggio fazer sua estreia na competição e também no comando oficial do Peixe, contra o EC São Bernardo. Atleta do Santos FC no início dos anos 90, o treinador falou sobre a expectativa do Paulista e o seu retorno à Vila Belmiro. “O reencontro com o Santos FC vem sendo fantástico, é o clube que eu sempre gostei desde criança e tive a oportunidade de jogar. Fiquei muito feliz em ter sido um atleta do Santos FC, e ter voltado como treinador é uma benção de Deus. Valorizo muito. Estou muito confiante em realizar um excelente trabalho, digno da grandeza do Santos FC”, disse Griggio.

Para a partida de estreia, os prováveis serão: Enzo Gil, Matheus Nunes, André Braga, Kaiky Melo e Pedro Scaramussa; Rafael Moreira, Kelvin Malthus e Gabriel Pirani; Fernandinho Paiva, Ivonei Júnior e David Apolinário. No banco de suplentes, Márcio Griggio terá à sua disposição: Nathan Lamberti, Samuel Santos, Rafael Constantino, Giovani Manson, Diogo Gomes, Andrey Quintino e Tiago Camilo.

Assim como no Sub-15, os Meninos do Sub-17 também estão no Grupo 10, ao lado do EC São Bernardo (adversário da estreia), Grêmio Mauaense, Jabaquara, Mauá Futebol, Portuguesa Santista, e São Bernardo FC.

Sub-20

Quem também estreia no sábado (13), às 15h, é a equipe Sub-20 do Santos FC, que recebe o Taboão da Serra (CATS), no CT Meninos da Vila. Contratado em fevereiro deste ano, o treinador Márcio Zanardi fará sua primeira partida oficial no comando do Peixe, após uma série de amistosos preparatórios.

“A preparação foi muito boa, pois fizemos quatro jogos e vencemos todos eles. Consegui dar rodagem nos atletas. O grupo está muito forte na parte física, tática e mental. Estou muito feliz e sei que o grupo pode evoluir ainda. Vamos trabalhar forte para corrigir as situações e crescer jogo a jogo”, explica o treinador, que completa. “O Santos vem muito forte para o Paulista. Tenho certeza que, se entrarmos bem focados, concentrados e respeitando o adversário, faremos um bom jogo. A expectativa é a melhor possível”, finalizou.

Para a partida diante do Taboão, Zanardi relacionou 18 atletas, e a provável equipe que entrará em campo é: Paulo Mazoti, Lucas Minele, Jackson Porozo, Gabriel Oliveira e Rhuan; Victor Yan, Lucas Lourenço e Tailson; Vinícius Balieiro, Weslley Santos e Nicolas Bernardo. No banco de suplentes o treinador terá à sua disposição: Breno Sossai, Gustavo Cipriano, Mikael Rodrigues (Doquinha), Jhonnathan, Lucas Sena, Caio Mota e Bruno Marques.

Além de Santos FC e Taboão da Serra, completam o grupo Água Santa, Corinthians, EC São Bernardo, Santo André, São Caetano e São Bernardo FC. Na primeira fase, as equipes jogam em turno e returno dentro dos grupos e os quatro primeiros, além dos quatro melhores 5º colocados, garantem vaga na segunda fase.

(Texto: Maikon Camargo / Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)