Sorocaba em festa

Sorocaba em festa

Por: Odir Cunha

Um clima leve e alegre, como se pressentisse a grande vitória santista no dia seguinte, permeou o Segundo Encontro da Embaixada do Santos em Sorocaba, com eventos das 17 às 21 horas da quarta-feira, dia 23, no Patio Shopping Cianê; e na manhã seguinte, no Grand Hotel Royal, culminando com o jogo entre Santos e São Bento, no estádio Walter Ribeiro.

Os ídolos Dorval, Mengálvio e Edu, transportados pelo Santos, logo ao chegar se viram cercados de abraços, palavras de carinho e pedidos para fotos e dedicatórias. Mengálvio definiu a sensação dos três:

“Nós já paramos de jogar há cinquenta anos e ainda somos lembrados e recebidos com tanto carinho aonde vamos. Isso é uma prova de que o santista respeita sua história. Ficamos muito felizes com isso”.

Empolgado, o vibrante radialista Thiago Ribeiro, presidente da embaixada de Sorocaba, discursou sobre a importância dos ídolos para o Santos:

“Esses homens transformaram o Santos no maior time de todos os tempos.Nenhuma homenagem será suficiente para agradecer tudo o que eles fizeram pelo futebol, pelo Brasil e pelo nosso Santos”, enfatizou.

O evento ocupou um amplo espaço ao ar livre no Pátio Shopping Cianê, no centro de Sorocaba, cidade de 364 anos e 700 mil habitantes que não para de crescer. E o número de santistas associados do clube também cresce.

Com os que se filiaram durante o evento, a embaixada, recentemente elevada à categoria de “oficial”, chegou a 142 sócios adimplentes (para se tornar uma embaixada oficial é preciso ter 100 sócios adimplentes).

Para receber os santistas havia brincadeiras para crianças, food trucks com comida e bebida para os adultos, mesa de top bol para os aficionados desse esporte, além da tradicional exposição da taça de campeão mundial do Santos, da presença dos mascotes Baleinha e Baleião e do lançamento na cidade do livro “Santos FC, o maior espetáculo da Terra”, da editora Onze Cultural.

Na manhã seguinte ocorreu o café da manhã com os ídolos, no Grand Hotel Royal, em que os sócios cadastrados finalmente puderam levar suas camisas do Santos para o autógrafo de Edu , Dorval e Mengálvio.

O clima extremamente positivo deste Segundo Encontro da Embaixada do Santos em Sorocaba ajuda a explicar o bom número e o entusiasmo dos santistas da cidade e da região no jogo de quinta-feira à noite, em que o Santos, pela primeira vez em sua história, derrotou o rival, em Sorocaba, por uma diferença de quatro gols.