Sereias da Vila vencem Atlético Mineiro em casa pelo Brasileirão Feminino

A equipe de futebol feminino do Santos FC venceu a do Atlético Mineiro em 2 a 0 pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro, em Santos (SP), os gols santistas neste domingo (21) foram marcados por Yaya e Cristiane. Com o resultado, o Peixe segue na sexta colocação do Brasileirão, agora com 23 pontos conquistados e dentro da zona de classificação às quartas de final.

Elas voltam a campo às 19 horas da quarta-feira (24), em clássico fora de casa, contra o São Paulo, pelo Paulistão Feminino. Na Arena Barueri, em Barueri (SP), a partida terá mando e torcida única do São Paulo, mas com transmissão ao vivo da TNT (televisão), HBO Max (streaming) e FPF TV (YouTube).

Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Peixe é fora de casa, contra o Ceará, na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE). O confronto válido pela 13ª rodada da competição nacional está marcado para as 15 horas do sábado (27).

O jogo

Com cinco minutos, as Sereias da Vila já pressionavam as adversárias no campo ofensivo. Cristiane carregava a bola pelo meio, mas foi derrubada. Na sobra, Thaisinha abriu para Fabi Simões, pela direita, e ela cruzou para a grande área. Yaya subiu mais que a marcação para cabecear, mas não pegou em cheio na bola e mandou para fora, à esquerda do gol.

E com 15 minutos, as Sereias da Vila já abriram o placar no Estádio Urbano Caldeira, justamente com gol de cabeça de Yaya. Em cobrança de falta pela direita do ataque, Bia Menezes cruzou com perfeição na direção da camisa 26 que, mais uma vez, subiu mais que a marcação para, desta, concluir com firmeza para as redes do canto direito. A bola ainda tocou a trave antes de entrar para a meta.

Aos 21, Cristiane avançava pela intermediária e, mesmo de longe, arriscou finalização direto para o gol. Ela pegou com força na bola, mas parou em defesa segura da goleira atleticana.

No minuto seguinte, Ketlen recebeu cruzamento de Fabi Simões dentro da grande área e, pelo alto, tentou jogar a bola para o meio da área. A bola foi espalmada pela goleira, mas sobrou nos pés de Cristiane. A camisa 11 santista chegou finalizando como conseguiu, mas foi travada pela marcação, que afastou o perigo.

Com 32 minutos jogados, o Peixe teve falta para cobrar pela esquerda da entrada da área e Brena se posicionou para bater para o gol. A camisa 5 buscou o ângulo esquerdo na batida colocada, mas mandou por cima do travessão.

Aos 38, as Sereias tiveram grande chance de marcar após chegada pela direita, Ketlen chegou à linha de fundo e cruzou para Taina Maranhão. Da pequena área, ela tentou finalizar de primeira, mas não pegou em cheio e foi desarmada.

Ainda no tempo regulamentar, aos 42, Bia Menezes chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Ketlen. A artilheira santista tentou desviar no contrapé da goleira, mas parou em defesa segura.

Já nos acréscimos, Thaisinha desceu em velocidade pela direita e passou para Cristiane, na entrada da área. Cris viu Yaya chegando livre e deu toque rápido para o lado. A camisa 26 dominou e chutou com força no canto esquerdo. Mais uma vez, a bola parou em defesa segura de Taluane.

Na segunda etapa, a primeira chegada perigosa das Sereias foi logo aos dois minutos. Taina Maranhão chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para a área. A bola chegou a Ketlen, que subiu mais que a defesa para cabecear, mas mandou para fora.

Pouco depois, aos cinco, Taina Maranhão invadiu a área pela direita, e tirou de sua marcadora para finalizar com força. Ela soltou uma bomba no canto inferior direito, mas parou em boa defesa de Taluane, que jogou para escanteio.

Aos 16, Yaya fez grande jogada pelo meio, passou por suas marcadoras e abriu para Bia Menezes, pela esquerda. A lateral santista invadiu a área e tentou bater com força no canto esquerdo, mas mandou para fora.

Com 24 minutos, as Sereias chegaram a marcar o segundo gol, mas tiveram o tento anulado pelo árbitro assistente, que assinalou posição de impedimento. Jane cruzou pela direita e fez a bola passar por toda a área até chegar a Taina Maranhão. A camisa 29 concluiu com força, mas fez a bola bater em Cristiane, em posição irregular, antes de balançar as redes.

Já com 36 minutos, Fabi Simões chegou pela direita do ataque e cruzou para a área. A bola passou por Yaya e depois de bate e rebate na marcação, sobrou na cabeça de Cristiane. A camisa 11 foi ligeira para concluir, mas mandou para fora, fazendo a bola passar a poucos centímetros do travessão e balançar as redes por cima da meta.

Pouco depois, aos 39, Taina Maranhão recebeu pela esquerda do ataque, viu a goleira adiantada e, mesmo sem ângulo arriscou direto para o gol, por cobertura. A bola subiu e ia descendo na direção da meta, mas explodiu no travessão e foi afastada pela defesa.

Aos 42, após cobrança de falta de Brena pela esquerda, a bola foi afastada pela defesa e chegou a Taina Maranhão, na entrada da área. A atacante deu um lindo chapéu em sua marcadora e chutou em gol, mas mandou para fora.

Já nos acréscimos, Taina Maranhão fez grande jogada pela ponta esquerda e e foi derrubada na grande área. A árbitra Adeli Mara Monteiro assinalou pênalti e Cristiane ampliou a vantagem santista para 2 a 0 com batida firme no canto inferior esquerdo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: domingo, 21 de maio de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Adeli Mara Monteiro
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Rodrigo Meirelles Bernardo
Cartão amarelo: (CAM) Karol Bermúdez; (SFC) Cristiane
Gol: (SFC) Yaya, aos 15′ do 1ºT e Cristiane, aos 51′ do 2°T
Santos FC: Camila Rodrigues; Fabi Simões (Laura Valverde), Camila Martins, Reina (Kaká) e Bia Menezes (Stabile); Brena, Yaya e Thaisinha (Ana Carla); Ketlen (Jane), Taina Maranhão e Cristiane. Técnico: Kleiton Lima
Atlético-MG: Taluane; Leidiane (Jayanne), Bruna Cotrim, Karol Arcanjo e Bárbara (Katielle); Karol Bermúdez, Luciana Gómez (Rafa) e Emily; Paví (Guerra), Soraya (Iara) e Ludmila . Técnico: Vantressa Ferreira

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Pular para o conteúdo