As Sereias da Vila venceram o Real Brasília por 4 a 0 na tarde deste domingo (19), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. No Estádio Defelê, em Brasília (DF), os gols santistas foram marcados por Cristiane e Ketlen (duas vezes cada). Com a goleada, ainda antes do fim dos confrontos da rodada, o Peixe volta à zona de classificação para o mata-mata.
O próximo compromisso da equipe de futebol feminino do Santos FC, pela quinta rodada da competição nacional, acontece na segunda-feira (27), em clássico contra o Palmeiras na Vila Belmiro. Marcado para as 20 horas, o duelo terá portões abertos com torcida única do Alvinegro Praiano.
O jogo
Com apenas seis minutos de jogo, o Santos FC já abriu o placar em Brasília. Ketlen recebeu lançamento pela direita do campo ofensivo e fez inversão de jogo para Taina Maranhão, que chegava pela esquerda da grande área. Pela linha de fundo, ela acionou Cristiane dentro da área, com toque para trás. A camisa 11 dominou e com muita classe tocou de calcanhar para o fundo das redes do canto inferior esquerdo. Um golaço!
Aos 23 minutos, as Sereias da Vila marcaram o segundo gol, mas tiveram o tento anulado pela árbitra assistente Kinberlyn Morais Ramos. Ketlen recebeu lançamento pelo alto e, em posição de impedimento, bateu cruzado para o fundo das redes.
Pouco depois, com 27 minutos jogados, a própria Ketlen marcou para enfim ampliar a vantagem para 2 a 0. Em cobrança de falta pela esquerda do campo ofensivo, Thaisinha alçou a bola à área e encontrou com precisão a cabeça da maior artilheira da história das Sereias da Vila. Bem colocada, ela antecipou a marcação e escorou para as redes do canto direita da goleira Dida.
Com 32 minutos da primeira etapa, Ana Carla pressionava para tentar invadir a área pela esquerda. Bloqueada, ela fez a bola sobrar para Bia Menezes na entrada da área. A lateral esquerda chegou batendo colocado de primeira, mas mandou a bola à esquerda da meta, saindo a poucos centímetros da trave.
Três minutos depois, Taina Maranhão recebeu lançamento pelo meio e, de fora da área, bateu colocado buscando o ângulo direito. A bola acabou subindo um pouco demais e saiu em tiro de meta, passando muito próxima ao travessão.
Ainda antes do intervalo, aos 37, Thaisinha recebeu pela esquerda da entrada da área e fintou suas marcadoras para tentar finalizar. A batida colocada não ganhou muita força e saiu à direita da meta, pela linha de fundo.
No segundo tempo, com somente cinco minutos, Camila Rodrigues fez grande defesa após finalização de Dani Silva. No contra-ataque, Taina Maranhão levou a bola do campo de defesa até a entrada da área. De lá, acionou Cristiane que foi derrubada em falta na meia lua, bem próxima à linha de entrada da área.
Na cobrança, Brena carimbou a barreira, mas, com o desvio, a bola sobrou na cabeça de Ketlen. Livre de marcação, a maior artilheira da história da hsitória do Clube só escorou para marcar novamente, ampliando a vantagem no placar para 3 a 0.
Aos onze, Brena aproveitou bola mal afastada pela defesa da equipe da casa, viu a goleira Dida adiantada e tentou finalização por cobertura. Mais uma vez, a bola subiu um pouco demais e saiu muito próxima ao travessão.
No minuto seguinte, Bia Menezes cobrou lateral pela esquerda e encontrou Ana Carla chegando na entrada da área. A meio campista dominou, girou sobre a marcadora e tentou bater cruzado, parando em defesa segura de Dida em seu canto direito.
Com 16 minutos jogados na segunda etapa, Ketlen recebeu passe de Thaisinha pelo meio, driblou suas marcadoras e bateu com força para o gol. No meio da meta, a bola parou nas mãos da goleira do Real Brasília.
E foi com 34 minutos na segunda etapa que Cristiane marcou mais um golaço para dar números finais ao placar, transformando a vitória em goleada. Após saída errada da goleira adversária, a bola parou nos pés da camisa 11 que acertou finalização perfeita no ângulo esquerdo, sem chances de defesa.
Aos 38, Taina Maranhão partiu em velocidade pelo meio, superando as marcadoras na corrida. Da intermediária, ela viu Dida adiantada e bateu por cobertura. A arqueira conseguiu se recuperar e fez a defesa no ângulo esquerdo.
Pouco antes do fim do jogo, a defesa adversária saiu errado novamente e entregou a bola nos pés da Jane, que voltava de lesão sofrida no fim da última temporada. Na tentativa de finalização com força e por cobertura, a bola saiu sobre a meta.
FICHA TÉCNICA
REAL BRASÍLIA 0 X 4 SANTOS FC
Local: Estádio Defelê, em Brasília (DF)
Data: domingo, 19 de março de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Marcello Rudá Neves Ramos da Costa
Assistentes: Cássia França de Souza e Kinberlyn Morais Ramos
Cartão Amarelo: (SFC) Cristiane e Brena
Gol: (SFC) Cristiane, aos 6′, Ketlen, aos 27′ do 1°T e aos 6′ do 2°T e Cristiane, aos 34′ do 2°T
Santos FC: Camila Rodrigues; Gi Fernandes (Giovana), Kaká, Reina e Bia Menezes; Brena, Ana Carla (Laura Valverde) e Thaisinha (Erikinha); Taina Maranhão, Ketlen (Jane) e Cristiane (Bianca Gomes). Técnico: Kleiton Lima
Real Brasília: Dida; Laine, Rafa Soares (Lorena Bedoya), Isabela Melo e Júlia Cipriani; Petra Cabrera, Lady Andrade e Karla Alves (Sassá); Gaby Soares, Nenê (Ju Oliveira) e Dani Silva (Raiza). Técnico: Gerson Ramos
(Foto: Patricy Alburquerque/CBF)