Sereias da Vila coroadas Campeãs Brasileiras

Por Victor Hugo, do Memorial das Conquistas

A conquista do título inédito de campeãs brasileiras, teve um roteiro digno de sonhos. Em um palco de grandes recordações, contra um grande rival, vencendo a partida e, o principal, levando a taça para casa. Assim se deu a final do Campeonato Brasileiro Feminino contra o Corinthians em 2017.

Título esse que, no dia 20 de julho, há exatos 6 anos, consolidou o trabalho realizada pela equipe feminina, afirmando que veio para ficar. A equipe feminina, bicampeã da Copa Libertadores em 2009 e 2010, foi desativada em 2012, tendo seu retorno três anos depois, em 2015, com o título brasileiro de 2017 sendo o mais importante após o retorno da modalidade.

RUMO AO TÍTULO INÉDITO

As 16 equipes que disputaram o campeonato, conforme o regulamento, foram divididas em dois grupos, com oito times cada. As Santistas, com 11 vitórias em 14 jogos, lideraram o Grupo 2.

Invicto, vencendo todas as partidas jogadas em casa, outra vez em sua história o Santos via a Vila Belmiro fortalecer ainda mais a sua equipe. Com o ótimo desempenho na fase inicial, a confiança da equipe santista disparou rumo à fase final.

Nas quartas de final, o Alvinegro Praiano enfrentou o Osasco Audax, quarto colocado do Grupo 1. Aplicando uma goleada por 3 a 0 na primeira partida (fora de casa), o segundo jogo, um 0 a 0 na Vila Belmiro, que classificou o Santos para a próxima fase.

Contra o Iranduba-AM, o jogo de ida, realizado na Arena Amazônia, recebeu 25.371 torcedores, até então um recorde de público feminino no Brasil. Diante da festa de sua torcida, a equipe amazonense abre o placar com um disparo vindo de fora da área. Logo na sequência, o Santos empata a partida e, no segundo tempo, vira o jogo com um golaço de Ketlen.

Novamente decidindo a classificação em casa, o Santos poderia se contentar com a busca pelo empate, mas o DNA ofensivo do clube o fez ir buscar mais uma vitória. O ímpeto ofensivo do time mostrou resultado logo aos 4 minutos, com o gol da artilheira Sole Jaimes.

A partida foi intensa, um 3 a 2 com gols santistas seguidos de empates da equipe do Iranduba, mas com outro gol marcado por Sole e uma pintura de Brena, um verdadeiro canhão de fora da área, as Sereias, diante de sua torcida, garantiram a vaga para as finais daquela edição do Campeonato Brasileiro.

GRANDE DECISÃO, CONTRA UM GRANDE RIVAL

A primeira partida, nesta campanha do Santos, contra um rival histórico, o Corinthians. O dia 13 de julho de 2017, mais uma vez justificou o motivo do apelido “Alçapão da Vila”. De portões abertos, o jogo contou com imensa festa de sua torcida e quase 16 mil presentes no estádio, recorde de público naquele ano.

Com o incentivo vindo das arquibancadas, o Santos foi pra cima da equipe corintiana. Com apenas 15 minutos de jogo, Sole Jaimes, em uma jogada que demonstrou muita raça, abriu o placar para a equipe santista. Aos 20 minutos do primeiro tempo, já com um gol do Peixe no placar e a enorme pressão da torcida do Alvinegro Praiano no estádio, o Corinthians, abalado, não resiste e leva outro gol, desta vez de Patrícia Sochor, que vê a goleira adiantada e mete uma cobertura.

(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Na segunda partida, dia 20 de julho de 2017, jogo da decisão, as Sereias entrevam em um campo onde já haviam vivenciado a maior glória da história da equipe: a conquista do bi-campeonato da Copa Libertadores, no ano de 2010, contra o Everton (Chile).

A Arena Barueri, mesmo que de mando corintiano, não metia medo na equipe santista, pelo contrário, motivou ainda mais a equipe a buscar mais uma conquista naquele mesmo gramado.

O Santos comandado pelo técnico Caio Couto, veio à campo com: Dani Neuhaus; Katiuscia, Camila, Carol Arruda e Dani Silva; Brena (Cida), Maria e Maurine (Tayla); Ketlen (Giovana), Patrícia Sochor e Solo Jaimes.

Iniciou-se o jogo com uma forte pressão vinda do time da casa, toda a torcida presente era corintiana, mas o Alvinegro Praiano precisava de muito pouco para marcar um gol. Aos 16 minutos, novamente Solo Jaimes marcava, um belo gol de cabeça após um cruzamento de Maria Alves.

Com um agregado de 3 gols atrás no placar, a equipe do Corinthians aumentou ainda mais a pressão em campo, mas sem efetividade. Quando criada alguma oportunidade de gol, eram travadas pela defesa santista e bloqueadas pela goleira Dani Neuhaus.

Aos 48 minutos da segunda etapa, o apito final, para recolocar as Sereias da Vila no topo do futebol feminino, espaço que estão acostumadas a ocupar, e iniciar uma grande festa na Arena Barueri. A grande capitã do elenco, Maurine, ergueu a bela taça do Campeonato Brasileiro Feminino de 2017, que está eternizada no Memorial das Conquistas.

Foram 20 jogos disputados, com 16 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas. As Sereias marcaram 39 gols e sofreram somente 13. Sole Jaimes foi a artilheira do campeonato, com 18 gols marcados, dois deles nas partidas das finais.

Pular para o conteúdo