Santos FC vira sobre o Oeste no último minuto e garante classificação antecipada para o mata-mata do Paulistão

Santos FC vira sobre o Oeste no último minuto e garante classificação antecipada para o mata-mata do Paulistão

O Santos Futebol Clube recebeu a equipe do Oeste neste sábado (2), pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, e, mesmo após forte chuva na cidade de São Paulo (SP) que quase cancelou a partida, o sistema de drenagem do Pacaembu foi eficaz, o alvinegro praiano foi para o jogo e garantiu a vitória pelo placar de 3 a 2. Os gols do Peixe foram marcados por Betinho (contra), Derlis González e Victor Ferraz, no último minuto. Com o resultado, mesmo faltando três rodadas para o término da primeira fase do Campeonato Paulista, o Santos FC não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado de seu grupo, garantindo assim sua classificação para o mata-mata.

O jogo – Após quase 1h30 de atraso por conta da tempestade supracitada, a partida começou já com o alvinegro praiano criando uma boa oportunidade. Em boa cobrança de falta, Cueva cobrou forte por cima da barreira, mas a bola acabou indo para fora. Pouco tempo depois, Derlis González recebeu dentro da área e chutou forte para boa defesa de Matheus; Soteldo, no rebote, finalizou para fora.

A equipe do Oeste começou a concentrar mais o jogo no meio de campo. Quando teve a oportunidade perto da grande área, foi feliz: Bruno Lopes carregou para o meio e arriscou de muito longe; Vanderlei, adiantado, acabou não conseguindo evitar o tento que abriu placar. O gol não abateu o Peixe: quatro minutos depois, aos 18′, Soteldo recebeu boa bola pela esquerda, avançou e da lateral mesmo finalizou, quase enganando o goleiro do Oeste.

Perto do final do primeiro tempo, em cruzamento pela direita, Betinho foi tentar afastar e marcou contra para o Peixe. No minuto seguinte, no entanto, Matheus Jesus recebeu cruzamento pela direita e cabeceou sem chances para Vanderlei, recolocando o Oeste à frente do placar.

Com o campo mais seco, a segunda etapa foi de grande atuação das duas equipes. Em 45 minutos de praticamente uma atacando a outra, sem burocracias no meio de campo, quem começou criando uma boa oportunidade foi o Peixe: Derlis recebeu na entrada da área logo no primeiro minuto, driblou o marcador, mas na conclusão foi travado. Após o Peixe espetar o adversário seguidas vezes, o empate veio aos 16′ em grande estilo: Jean Mota recebeu de letra de Carlos Sánchez e passou para Victor Ferraz servir Derlis, que de primeira marcou um golaço!

Após as duas equipes se agredirem ao longo da partida, com o Peixe criando as melhores oportunidades, a persistência alvinegra, junto com a voz da torcida, “o Santos é o time da virada!”, foram coroadas no último minuto do jogo: depois de o goleiro do Oeste rebater a bola na grande área, o capitão Victor Ferraz finalizou forte, sem chance para o goleiro Matheus. Foi o gol da vitória e também o gol da classificação do Peixe para o mata-mata do Paulistão, com três rodadas de antecedência!

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3 x 2 Oeste

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP);

Data: sábado, 2 de março de 2019;

Horário: 19h (de Brasília – partida iniciada às 20h25 por conta de forte chuva);

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto;

Assistentes: Emerson de Carvalho e Gustavo Rodrigues de Oliveira;

Cartões amarelos: Bruno Lopes (OES), Matheus Jesus (OES), Kanu (OES), Alyson (OES), Roberto (OES), Aguilar (SAN), Rodrygo (SAN);

Gols: Bruno Lopes (14′ 1º), Betinho (41′ 1ºT – C), Matheus Jesus (42′ 1ºT), Derlis González (16′ 2ºT), Victor Ferraz (50′ 2ºT);

SANTOS FC: Vanderlei, Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique, Felipe Jonatan, Yuri (Carlos Sánchez), Jean Lucas, Cueva (Felippe Cardoso), Jean Mota, Soteldo (Rodrygo), Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli.

Oeste: Matheus Cavichioli, Tony, Kanu, Maracás, Alyson, Betinho, Matheus Jesus (Lídio), Elvis, Roberto, Bruno Lopes (Bruno Xavier), Mazinho (Jheimy). Técnico: Renan Freitas.

(Foto: Ivan Storti/Santos FC)