O Santos FC venceu o São Paulo pelo placar de 3 a 2 na partida de ida da grande final do Campeonato Paulista Sub-17. Na Vila Viva Sorte, em Santos (SP), os gols da vitória de virada foram marcados por Mateus Xavier, Pepê Fermino e Luca Meirelles.
A partida de volta está marcada para o dia 9 de novembro, um sábado, com mando dos adversários no CT de Cotia (SP). Novamente, o duelo tem início marcado para as 15 horas.
O jogo
Aos cinco minutos, Luca Meirelles teve boa oportunidade com contra-ataque em velocidade. Ele correu para ficar cara a cara com o goleiro, mas na hora de finalizar a jogada, foi desarmado.
No minuto seguinte, o árbitro Ricardo Bittencourt da Silva assinalou pênalti para o São Paulo. Nicolas bateu de pé esquerdo para o canto inferior esquerdo, deslocando o goleiro João Pedro para abrir o placar.
Aos 15 minutos, o Peixe teve oportunidade na bola parada. Em falta pela esquerda da entrada da área, Luca Meirelles bateu com muita força e fez a bola subir demais, saindo por cima do gol.
Passada metade da primeira etapa, o Peixe abriu o placar com Mateus Xavier depois de grande jogada de Padula. O camisa 7 invadiu a área pela direita e, próximo à linha de fundo, deu boa finta em seu marcador para cruzar. A bola rasteira chegou a Mateus Xavier que, bem posicionado na pequena área, só teve o trabalho de concluir para as redes.
Aos 36, Murillo Pará recebeu pela direita da entrada da área e arriscou finalização com força. Com desvio na marcação, a bola saiu por cima do travessão, em escanteio. Na cobrança, Padula cruzou com precisão na cabeça de Vinícius Lira. O lateral santista subiu alto para cabecear, mas desviou sobre a meta.
Já aos 39, Vinícius Lira arrancou em velocidade pela ponta esquerda e passou para Gabriel Paes, que chegava pelo meio do campo. Mesmo de longe, o camisa 5 tentou bater para o gol. A batida saiu rasteira e pela linha de fundo, à esquerda do gol.
No primeiro minuto da segunda etapa, Luca Meirelles recebeu a bola pela direita da área. Mesmo bem marcado e sem ângulo, o camisa 9 encontrou espaço para finalizar. A batida cruzada, ne entanto, parou em defesa segura do goleiro.
Aos seis minutos, foi o São Paulo que chegou ao segundo gol. Depois de triangulação pelo lado esquerdo do ataque, Gustavo recebeu cruzamento rasteiro no meio da área e teve espaço para concluir para as redes.
Um minuto depois, o Peixe teve grande chance de empatar o placar desperdiçada. Pepê Fermino fez bela jogada para invadir a área e brigou com seus marcadores para ficar com posse da bola. Ele passou para Mateus Xavier, que estava livre pela esquerda da área. Com toque rasteiro, de leve, ele mandou a bola a poucos centímetros da trave esquerda, para fora.
Mas ainda aos oito minutos, Pepê Fermino conseguiu marcar o gol de empate. E foi um golaço. Ele recebeu a bola de Luca Meirelles pela esquerda da entrada da área e acertou bela finalização colocada no ângulo direito, sem chances de defesa ao goleiro.
Aos 15, Luca Meirelles enfiou belo passe para Padula, entre os zagueiros. Dentro da grande área, pela direita, o camisa 7 encobriu o goleiro, mas a bola saiu demais da trajetória e passou à esquerda do gol.
Com 29 minutos, João Alves lançou Luca Meirelles pelo meio e o centroavante passou entre os zagueiros para finalizar. O centroavante chegou a concluir em gol, mas teve posição de impedimento assinalada pelo árbitro assistente.
Três minutos depois, Juninho recebeu a bola pela esquerda da grande área e deu bela finta que deixou seu marcador no chão, antes de finalizar. A batida colocada ganhava a direção do ângulo direito, mas parou em corte de cabeça de um defensor em cima da linha de gol.
Já aos 40, o Peixe buscou a virada com gol do artilheiro, Luca Meirelles. Ele recebeu cruzamento perfeito de Guilherme Cruz, vindo da direita, e cabeceou com firmeza para estufar as redes e dar números finais ao placar.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 3 X 2 SÃO PAULO
Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Data: sábado, 26 de outubro de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Ricardo Bittencourt da Silva
Assistentes: Luiz Henrique Rodrigues Pimentel e Pablo Lemos Fillet
Cartão amarelo: (SFC) João Ananias; (SPFC) Nicolas
Gols: (SPFC) Nicolas (de pênalti), aos 8′ do 1ºT e Gustavo, aos 6′ do 2ºT; (SFC) Mateus Xavier, aos 23′ do 1ºT, Pepê Fermino, aos 8′ e Luca Meirelles, aos 40′ do 2ºT
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, João Ananias (João Alencar) e Vinícius Lira (Rafa Gonzaga); Gabriel Paes (Cabelo), Lucas Jaime (Murilo Teixeira) e Murillo Pará (Pepê Fermino); Padula (Juninho), Mateus Xavier (João Alves) e Luca Meirelles. Técnico: Elder Campos
São Paulo: João Nazari; Angelo, Igão, Hugo e Nicolas; Bezerra, Polin (Samuel) e Pedro Ferreira (Cássio); Lucca (Guilherme), Tetê (Takada) e Gustavo (Thierry). Técnico: Menta
(Foto: Bruno Vaz/Santos FC)