A equipe Sub-20 do Santos FC venceu a do Guarani fora de casa por 3 a 0, na abertura da terceira fase do Campeonato Paulista da categoria. No CT do Guarani, em Campinas (SP), os gols santistas na tarde deste domingo (21) foram marcados por Ivonei (duas vezes) e Matheus Nunes. O goleiro do Peixe, Edu Araujo, ainda defendeu um pênalti marcado a favor dos adversários e manteve sua meta intransponível.
Na próxima rodada do Paulistão Sub-20, os Meninos da Vila recebem o Desportivo Brasil no CT Rei Pelé, em Santos (SP). O confronto pela segunda rodada da segunda fase está marcado para as 15 horas do sábado (27) e contará com transmissão ao vivo da FPF TV (Eleven).
O jogo
Com apenas sete minutos jogados, o Peixe já chegou com muito perigo ao ataque. Após descida em velocidade pela esquerda, Ivonei cruzou a bola para a área, buscando Weslley Patati, na segunda trave. Com um toque leve, o goleiro bugrino desviou a bola e dificultou a finalização do camisa 7 santista, que mandou a bola à direita da meta.
E foi logo aos dez minutos que o Santos FC abriu o placar no CT do Guarani. Jair acertou belo lançamento para Fernandinho pela direita, deixando o camisa 11 livre para chegar à linha de fundo. Chegando lá, ele cruzou para trás, de onde chegava Matheus Nunes. O meio campista chegou chutando com força e estufou as redes na saída do goleiro Marcos.
Aos dezesseis minutos, Ivonei teve falta para cobrar pela esquerda do campo ofensivo e se posicionou para bater direto em gol. Jogando a bola por cima da barreira, o camisa 10 acertou com precisão o canto esquerdo, mas parou em defesa segura do arqueiro adversário.
Já com 44 minutos jogados, o Alvinegro Praiano chegou com perigo pela última vez no primeiro tempo. Após falta sofrida por Ivonei na entrada da área, o árbitro assinalou vantagem para o Santos FC ao ver a bola sobrar nos pés de Matheus Nunes. Da entrada da área, o camisa 8 buscou o canto esquerdo com finalização rasteira, mas mandou a bola para fora, a poucos centímetros da trave.
Na segunda etapa, a primeira jogada perigosa de ataque para o Peixe aconteceu aos sete minutos. Do campo defensivo, Zabala lançou o compatriota Enzo Monteiro pela direita da grande área. De cabeça, ele tentou ajeitar para Matheus Nunes na pequena área, mas foi cortado pelo goleiro Marcos.
Com 12 minutos, após saída errada da defesa do Guarani, a bola sobrou quicando para Weslley Patati dentro da grande área. O camisa 7 chegou finalizando, mas mandou a bola à direita do gol.
E foi no minuto seguinte que o Peixe ampliou a vantagem no placar para 2 a 0. Ivonei recebeu cruzamento de Weslley Patati pela esquerda do ataque e dominou a bola limpando seus marcadores. Com finalização colocada perfeita, o camisa 10 santista marcou um golaço ao balançar as redes no ângulo esquerdo.
Mas com 18 minutos jogados na segunda etapa, o árbitro Elder Patrick Dantas assinalou pênalti para o Guarani ao ver o camisa 9 Filipe cair na grande área em choque com Zabala. Na cobrança o próprio Filipe arriscou uma cavadinha e parou em defesa segura do goleiro Edu Araujo, que manteve o placar em 2 a 0 para o Santos.
Na sequência da jogada, o Peixe já ampliou o marcador para 3 a 0 com outro golaço de Ivonei. No contra-ataque santista, a bola saiu em lateral para o Peixe pela direita da grande área. Jair alçou a bola à área e a defesa bugrina não conseguiu afastar o perigo, mandando a bola na direção de Ivonei. De primeira, o camisa 10 acertou um voleio no canto direito, sem chances de defesa.
Aos 29 minutos, o Peixe chegou com perigo com Weslley Patati pela direita do ataque. O camisa 7 levou a bola à entrada da área e bateu colocado buscando o ângulo esquerdo. A finalização parou em grande defesa de Marcos, que desviou em escanteio.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 0 X 3 SANTOS FC
Local: CT do Guarani, em Campinas (SP)
Data: domingo, 21 de agosto de 2022
Horário: 15h
Árbitro: Elder Patrick Dantas
Assistentes: Ademilson Lopes da Silva Filho e João Pedro de Morais
Cartão Amarelo: (GFC) Gabriel Martins, Titi e Vitor; (SFC) Fernandinho, Ivonei e Zabala
Gols: (SFC) Matheus Nunes, aos 10′ do 1ºT, Ivonei, aos 13′ e aos 20′ do 2ºT
Santos FC: Edu Araujo; Jair, Derick (Thiago Balieiro), Zabala e Kevyson (Diogo Correia); Balão, Matheus Nunes (Rafael Moreira) e Ivonei (Hyan); Weslley Patati (Gabriel Miranda), Fernandinho e Enzo Monteiro (Nycollas Lopo). Técnico: Orlando Ribeiro
Guarani: Marcos; Biel, Bianconi, Titi e Pedro (Léo Matos); Gabriel Martins (Rafael), Vitor (Cauê) e Couto; Nicolas, Théo e Filipe (Kaique). Técnico: Alexandre Penna
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)