O Santos FC largou em vantagem nas quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-17. Na tarde desta quarta-feira (18), o Peixe venceu o Cruzeiro fora de casa no jogo de ida do mata-mata. No Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), o Peixe bateu a equipe mandante pelo placar de 2 a 1, com gols de Mateus Xavier e Gabriel Paes.
O Peixe volta a campo já no próximo sábado (21), na última rodada da terceira fase do Campeonato Paulista na categoria. Às onze horas da manhã, os Meninos da Vila recebem o Comercial de Tietê no CT Rei Pelé, em Santos (SP).
A partida de volta das quartas de final do Brasileirão está marcada para a próxima quarta-feira (25), também no CT Rei Pelé. O duelo decisivo tem início marcado para as 15 horas, novamente com transmissão ao vivo do Sportv.
O jogo
Ainda nos primeiros segundos da primeira etapa, Vinícius Lira invadiu a área pela esquerda e mandou uma bomba para o gol. Vitor Lamounier defendeu com uma manchete e desviou em escanteio.
Com onze minutos, o Peixe abriu o placar em mais uma chegada de Vinícius Lira pela ponta esquerda. Com liberdade, o lateral-esquerdo cruzou na direção da primeira trave. Ligado no lance, Mateus Xavier ganhou a frente de seu marcador e concluiu para as redes do canto esquerdo.
Aos 20, Luca Meirelles chegou pela direita do ataque, fintando seus marcadores. Ao chegar na entrada da área, o camisa 9 encontrou espaço para finalizar e chutou com força, mas balançou a rede pelo lado de fora.
No minuto seguinte, foi a vez de Lucas Jaime encontrar espaço para finalizar da intermediária do campo ofensivo. A bola acabou subindo demais e saiu sobre o travessão.
Aos 27 minutos, Luca Meirelles ganhou disputa com seu marcador pela direita do ataque e conseguiu invadir a área. Com a bola quicando, ele tentou finalizar por cobertura, mas a bola parou nas mãos do goleiro.
Dois minutos depois, o Cruzeiro teve pênalti marcado a seu favor pelo árbitro João Luiz Gomes Neto. O camisa 9, Pedro Assis, foi devagar para a cobrança e deslocou João Pedro, balançando as redes do canto esquerdo para empatar o placar.
Aos 36, Luca Meirelles roubou a bola da defesa adversária e teve espaço pela esquerda da área. Ele passou para Mateus Xavier, que chegou de trás para finalizar. A bola ganhou a direção do gol, mas parou em corte do defensor na pequena área.
Na segunda etapa, com apenas oito minutos, o Peixe retomou a vantagem no marcador com um golaço de Gabriel Paes. Em nova chegada de Vinícius Lira pela esquerda, ele passou para trás, encontrando o camisa 5. Gabriel soltou uma bomba de pé direito para o ângulo direito, sem a menor chance de defesa para Vitor Lamounier.
Aos 20 minutos, Murillo Pará recebeu a bola pelo meio e teve liberdade para avançar pelo campo ofensivo. Da entrada da área, ele abriu para Padula, que chegava pela direita. Em batida cruzada rasteira, o camisa 7 mandou a bola nas mãos do goleiro.
Quatro minutos depois, foi Luca Meirelles quem partiu com espaço pelo campo ofensivo. Pela intermediária, ele balançou na frente do marcador e arriscou finalização com força, mas mandou por cima da meta.
Já aos 38, Luca Meirelles acertou passe perfeito para Rafa Gonzaga entre os zagueiros, deixando-o cara a cara com o goleiro. Na finalização rasteira, o camisa 13 foi bloqueado em grande defesa do adversário.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 2 SANTOS FC
Local: Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Data: quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Horário: 16h
Árbitro: João Luiz Gomes Neto
Assistentes: Bernardo de Souza Padua e Emílio Junio Nascimento dos Santos
Cartão amarelo: (SFC) Mateus Xavier; (CRU) Luis Otávio
Gols: (SFC) Mateus Xavier, aos 11′ do 1ºT e Gabriel Paes, aos 8′ do 2ºT; (CRU) Pedro Assis, aos 30′ do 1ºT
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, João Ananias e Vinícius Lira; Gabriel Paes (Cabelo), Lucas Jaime (Fabiano) e Murillo Pará (Vinícius Fabri); Padula (Rafa Gonzaga), Mateus Xavier e Luca Meirelles. Técnico: Elder Campos
Cruzeiro: Vitor Lamounier; Kauã Acosta, João Cervi, Vitor Hugo e Kauã Prates; Alessandro, Gabryelo (Pablo Santos) e André (Gabriel Marcelino); Felipe Morais, Luis Otávio (Caio Suassuna) e Pedro Assis. Técnico: Ricardo Quandt
(Foto: Tiago Maestre/Santos FC)