[:pb]As categorias de base do Santos FC têm um novo coordenador de futebol. Trata-se de Ricardo Luiz, ex-atleta natural de Belo Horizonte (MG) e que desde 2011 atua como dirigente no futebol de base do Brasil. Até 2021, Ricardo coordenava a base do Cuiabá (MT) e tem em seu currículo passagens por Cruzeiro e América, de Minas Gerais.
Na manhã desta quinta-feira (3), Ricardo Luiz foi apresentado para todos os departamentos do futebol de base em reunião realizada na sala do Conselho Deliberativo, na Vila Belmiro, em Santos (SP). O presidente Andres Rueda deu as boas vindas ao profissional, enalteceu sua experiência na formação de atletas e desejou sucesso em sua trajetória no Clube.
“Hoje, o dia foi coroado com a apresentação do novo coordenador da nossa base, o Ricardo Luiz. É um ex-atleta, com vasta experiência no futebol de base. Ele já está trabalhando aqui no Clube há uma semana, estruturando o planejamento para a nova temporada. O Ricardo já foi apresentado aos supervisores de todas as categorias, que estão voltando das férias. Desejamos toda a sorte do mundo e que possa continuar fazendo um excelente trabalho aqui na nossa tão querida base”, disse o presidente do Santos FC.
Como jogador, o novo coordenador do Alvinegro Praiano construiu sua carreira no América (MG), tendo passado também por Novo Hamburgo (RS), Democrata (MG), Volta Redonda (RJ), Guarani (MG) e Fluminense (MG), como meio-campista. “O Santos, sem sombra de dúvidas, é o maior desafio da minha carreira até agora e talvez seja o melhor desafio possível. Estou encarando com muita responsabilidade, sabendo que o Santos tem em seu DNA a questão de colocar no mercado atletas com nível técnico elevado, com valências específicas. Venho motivado para dar continuidade a este trabalho e ser um potencializador para ajudar ainda mais esses garotos. Que eles possam transitar para a categoria profissional e dar um retorno tanto técnico, quanto financeiro ao Clube”, disse Ricardo sobre a oportunidade de trabalhar nas categorias de base do Santos FC.
Sobre a primeira conversa entre os departamentos do futebol de base, Ricardo comemorou a possibilidade de enfim se apresentar à grande maioria dos profissionais, que retornam de férias para o início da pré-temporada 2022. “Tivemos o primeiro contato depois das férias de grande parte dos profissionais. Ainda não foi uma apresentação geral, mas hoje pude me apresentar oficialmente à base do Santos e o planejamento começa a ser desenhado separadamente com cada setor, cada departamento e cada categoria”, disse.
O novo coordenador também já adiantou um pouco da nova filosofia de trabalho das categorias de base do Peixe, com elencos reduzidos e uma atenção maior ao processo de formação de cada atleta.”A ideia é termos esse número reduzido de atletas para que possamos potencializá-los, trabalhando nas individualidades e no coletivo, de forma a extrair mais do atleta, dando uma atenção mais direcionada a todos eles”, revelou.
Por fim, Ricardo falou sobre os objetivos gerais à frente das categorias de base do Santos FC, pensando em primeiro lugar na formação de atletas, mas aproveitando para inserir uma mentalidade vencedora desde a infância. “A base tem como principal objetivo a formação integral de seus atletas. Contudo, a gente não pode descartar e se privar das conquistas. Queremos formar atetas que tenham em seu íntimo a característica de vencedor. Que eles já se acostumem desde novos às conquistas e à competição em alto nível. Que essa seja a tônica do nosso trabalho, que tenhamos atletas muito bem preparados para a equipe principal, mas que eles também possam experimentar, desde a base, o gosto de ser campeão, porque acho que isso fortalece muito o processo de formação”, projetou.
(Foto: Ivan Storti/Santos FC)[:]