O Santos FC é campeão da 27ª edição da Copa Votorantim, torneio mais tradicional da categoria Sub-15. O título inédito veio depois de vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras na grande final, disputada na manhã deste domingo (29), no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim (SP). O gol santista foi marcado por Gabriel Côco.
Os Meninos da Vila conquistam pela primeira vez o torneio mais importante da categoria Sub-15 e de forma invicta. Na primeira fase, eles passaram por Juventude, Seleção de Votorantim e Goiás. No mata-mata, eliminaram o Vila Nova (GO) nas quartas de final, o Desportivo Brasil na semifinal e venceram o Palmeiras na decisão, com gol do título marcado pelo zagueiro Gabriel Côco, de cabeça.
O jogo
Com apenas trinta segundos de jogo, o Peixe já chega com muito perigo à meta adversária. David Damásio rouba bola atrás do meio de campo e abre para Nadson, partindo em velocidade pela ala direita. Próximo à área, o camisa 7 cruza para encontrar novamente o camisa 11. Damásio subiu mais que os marcadores, mas cabeceou à esquerda da meta.
E aos onze minutos, foi o Peixe que abriu o placar na grande final da Copa Votorantim. Em escanteio pela esquerda, Guilherme Cruz cruza com precisão para Gabriel Côco, livre de marcação no segundo pau. O zagueiro subiu sozinho para cabecear com firmeza no canto direito de Luís Fernando, sem chances de defesa ao goleiro palmeirense.
Já com 26 minutos, os Meninos da Vila chegam com perigo mais uma vez após descida do lateral-esquerdo, Rafael de Andrade. Próximo à área, ele bate cruzado com força, mas manda a bola à direita da meta. David Damásio ainda se esforça para tentar completar para as redes mas, sem sucesso, não alcança a bola.
No minuto seguinte, foi a vez de Nadson avançar pela ala direita. Da intermediária ofensiva, o camisa 7 cruza para a área, encontrando Rafael de Andrade livre para cabecear. O desvio buscava o canto inferior esquerdo, mas parou em grande defesa do goleiro adversário, que se esticou para espalmar pela linha de fundo.
Já na segunda etapa, aos nove minutos Rafael de Andrade protagoniza a primeira boa chance santista. Pela esquerda, o lateral vai cortando para o meio até invadir a grande área. Chegando lá, ele finta seus marcadores e tenta finalização com força. Com desvio na marcação, a bola sai sobre o travessão, em escanteio.
Pouco depois, com 13 minutos jogados no segundo tempo, o zagueiro Pedro Murça rouba bola no campo defensivo e parte em velocidade para o ataque. Pela direita, ele não conseguiu passar para o centro avante, Fernando Pradella, e teve que arriscar direto para o gol. Com muita força, ele manda um foguete que explode na junção das traves, antes de sair em tiro de meta.
Aos 26 minutos da etapa final, Fernando Pradella recebe cobrança de lateral dentro da grande área, de costas para o gol. O centroavante gira sobre a marcação e finaliza buscando o canto direito. Com desvio na trave, a finalização saiu pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim (SP)
Data: domingo, 29 de janeiro de 2023
Horário: 10h
Árbitro: Paulo Robis
Assistentes: Lucas Las Casas e Luan Grilo
Cartão Amarelo: (SFC) Pedro Murça
Gols: (SFC) Gabriel Côco, aos 11′ do 1°T
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Pedro Murça, Gabriel Côco e Rafael de Andrade; Cabelo, Yuri e Vinícius Fabri (Samuel Pierri); Nadson, David Damásio (Dudu Gimenes) (Ryan Robbi) e Fernando Pradella. Técnico: Raphael Bahia
Palmeiras: Luís Fernando; Pedro (Wesley), Enzo, Luiz Felipe Santana e Derick; Quitzau, Croc, Fernando e Bernardo (João Gabriel); Nathan (Éden) e Juan. Técnico: Léo Mendes
(Foto: Tiago Maestre/Santos FC)