Santos FC recebe exemplar de livro histórico do Oriente Petrolero com trajetórias do Clube

O Santos FC é tema de um dos principais capítulos do livro “História do Oriente Petrolero”, time de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Um exemplar da obra, escrita em 2022 por Miguel Cabruja, que foi gerente de marketing e assessor de imprensa do time nas temporadas de 2018 a 2021, foi entregue para o Clube e recebida em mãos por Dagoberto Oliva, membro do Comitê de Gestão. A equipe do Santos FC está na cidade boliviana, onde enfrentará o Blooming, nesta terça-feira (04), às 21h30 (de Brasília), na estreia da Conmebol Sul-Americana, no estádio El Tahuichi.

Várias páginas do livro são dedicadas ao Alvinegro mais famoso do mundo. O autor ainda cita que o maior evento esportivo da história da cidade aconteceu no dia 23 de maio de 1971, quando o time de Pelé e outros campeões mundiais visitaram o local.

Entrada do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro

O Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, conta com uma peça que faz homenagem a data histórica, que fica na entrada do museu. “Um cartaz publicitário daquela festa no museu de história mundial é muito relevante para nós. Muitas pessoas de Santa Cruz visitam o Memorial e nos relatam. É surpreendente e maravilhoso”, afirmou Miguel Cabruja.

El Mayor Espectaculo del Mundo

Em maio de 1971 surgiu uma nova oportunidade para o Santos jogar no exterior. O time tinha trocado de técnico. Antoninho foi demitido e Mauro Ramos de Oliveira assumiu o seu lugar.

A equipe seguiu para dois jogos na Bolívia. E foi na cidade de Santa Cruz de La Sierra o anuncio mais famoso de um jogo de futebol. O cartaz exibia o Santos como “El mayor espectaculo del mundo”. O jogo agradou as 15 mil pessoas que assistiram a vitória santista por 4 a 3 contra o Oriente Petrolero, no Estádio Willian Bendeck.

O locutor do estádio não cansava de repetia nos autofalantes: “Senhoras e senhores, o Rei Pelé jogou 90 minutos em Santa Cruz de La Sierra”. A grande atração continuou fora do estádio. Os adoradores bolivianos cercaram o ônibus e muitos subiram no teto, enquanto outros esvaziavam os pneus do veículo. O atacante Ferreti estava irado, mas Pelé acalmava os ânimos. No fim tudo acabou bem e o espetáculo pode seguir para a capital La Paz.

Pular para o conteúdo