Santos FC realiza avaliação para as categorias de base com franquias das escolinhas Meninos da Vila

[:pb]Buscando talentos dentro de casa, o Santos FC promoveu, durante uma semana, uma avaliação criteriosa dos atletas que se destacaram nas franquias de Escolas Meninos da Vila. O período de treinamentos foi realizado entre os dias 7 e 11 deste mês, contemplando garotos nascidos entre 2005 e 2013. Todos os observadores do Peixe acompanharam a ação, para um resultado conjunto, nesse novo processo criado pelo Santos para ter, realmente, jogadores que têm condições reais de integrar as equipes. Os atletas selecionados passarão por mais uma semana de avaliação, já integrados às categorias de base, para saber se ficam no Clube.

Coordenador de captação do Santos FC, Rodrigo Carvalho explicou todo o processo de seu departamento para a organização dessas avaliações com os franqueados. “Eles tinham ficado muito tempo sem visitas técnicas, principalmente por causa da pandemia. Exatamente por isso, tivemos um número grande de atletas inscritos, são 140. Então, nossos observadores vão às franquias, identificam os atletas e a gente organiza uma avaliação específica para eles, separando nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Os garotos treinam durante uma semana e aqueles que chamam a nossa atenção, que a gente vê perfil para atuar na categoria em questão, a gente migra para mais uma semana. Com o atleta indo bem na categoria, ele passa a fazer parte da base do Clube”, disse Rodrigo.

O coordenador também destacou a importância de ter todo um estafe para receber e avaliar esses garotos da melhor forma. Além da equipe que conta com 5 observadores técnicos (Nenê Belarmino, Essinho, Lilló, Balu e André Dreba), também estiveram presentes os treinadores, preparadores de goleiros e massagistas das categorias de iniciação do futebol de campo.

“Como os observadores estiveram ‘in loco’ nas escolinhas, a gente traz todos eles até para os atletas se sentirem mais à vontade, para noa passarem as características de cada atleta. Também trazemos os treinadores do Sub-11, Sub-13 e Sub-15 para estarem presentes, além dos treinadores de goleiros, que são especialistas na posição, preparadores físicos e massagistas. Enfim, temos todo o estafe necessário para os atletas se sentirem dentro do processo do Santos”, disse o coordenador de captação do Santos FC.

Com exemplos de atletas da equipe principal que passaram pelas Escolas Meninos da Vila, como Diógenes, Jobson, Lucas Braga, Lucas Pires e Marcos Leonardo, Rodrigo exalta as franquias como parte do Clube. “Há duas semanas demos uma palestra para as franquias falando da importância deles. Eles são um braço do Santos em todos os sentidos. Primeiro na marca, mas também na captação. Então é importante que eles saibam o modelo e como que o Santos observa o atleta, para que eles sejam nossos olhos nas regiões em que estão”, disse.

O coordenador de captação, Rodrigo Carvalho (ao centro) e os observadores técnicos, da esquerda para a direita, Lilló, André Dreba, Nenê Belarmino e Essinho.

Um dos observadores técnicos responsáveis pela captação e avaliação desses garotos, o ídolo Nenê Belarmino, campeão paulista de 1973 com o Alvinegro Praiano, disse ter gostado do que viu ao longo do período de testes.

“O meu papel é de observador e captador. Juntamente com Balu, Lilló, Essinho, com o André e o Rodrigo, nosso chefe da captação. Temos um departamento muito bom. Essa avaliação das franquias foi uma das melhores que fizemos nos últimos tempos. Encontramos aqui alguns valores interessantes para virem treinar nas categorias de base. Viemos com um estafe muito grande para avaliar esses garotos, pode sair alguma coisa boa daqui e esperamos que isso aconteça”, disse o ex-meio campista, que hoje atua nas categorias de base do Peixe

Treinador da categoria Sub-11 do futebol de campo do Alvinegro Praiano, Zeziel Kleber confirmou essa proximidade das Escolas Meninos da Vila com as categorias de base do Santos FC. “Sempre falamos para os meninos de outros centros, mais distantes da Baixada Santista, ficarem tranquilos. Se eles quiserem ter uma oportunidade de serem Meninos da Vila, é só procurar uma franquia mais próxima a eles, porque podem ter certeza que o Santos sempre estará de olho nos atletas franqueados”, relatou o comandante da equipe Sub-11 do Peixe.

Zeziel orientando os Meninos da Vila durante a avaliação.

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)[:]

Pular para o conteúdo