O Santos FC promoveu na tarde desta segunda-feira (26), palestra sobre o controle antidoping comandada pelo Dr. Fernando Soléra, médico e coordenador das comissões de controle de doping de CBF e FPF, com atuação na Conmebol e na FIFA. A atividade realizada no salão do Conselho Deliberativo, na Vila Belmiro, em Santos (SP), contemplou a equipe profissional de futebol feminino, além das categorias Sub-20 (futebol feminino) e Sub-17 (futebol masculino).
O encontro teve como intuito instruir os atletas sobre condutas e proibições que combatem o doping no esporte, bem como de apresentar canais de informação para que eles tenham controle sobre as substâncias ingeridas. Especialista no assunto, Fernando elogiou a iniciativa do Santos FC de orientar seus atletas para coibir casos futuros por desinformação.
“Eu apresentei na palestra que a principal causa do doping no futebol é o desconhecimento, a desinformação. Não são todos os times que nos convidam para falar sobre isso, então hoje eu trouxe esse conhecimento para os atletas. A gente tem que tirar o chapéu, o presidente dos Santos mais uma vez mostra porque que ele tem gabarito. Essa é uma atividade conjunta com CBF e Federação Paulista, zero custo para os clubes”, declarou Fernando Soléra.
“Garanto que não teremos doping involuntário no Santos, porque a gente foi bastante informativo e colocou nosso contato à disposição dos atletas para quaisquer dúvidas. Hoje, a cada vez mais, a gente precisa se preocupar com os nossos jogadores e o Santos é um exemplo disso”, concluiu o médico.
(Fotos: Tiago Maestre/Santos FC)