Santos FC participa do Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias

O Santos FC, com as presenças dos mascotes Baleinha e Baleião, participou do Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias (World Cleanup Day), realizado no sábado (16), em Santos, e que reuniu mais de mil voluntários de organizações, empresas, universidades, escolas e academias em prol do meio ambiente. A concentração aconteceu na faixa de areia, em frente à Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga.

Percorrendo trecho da praia santista entre os canais 2 e 3, durante três horas, os voluntários recolheram 94 quilos de resíduos de diferentes tipos. Foram 12.566 unidades de plásticos diversos, 9.101 bitucas de cigarros, 3.777 pedaços de isopor, 914 metais diversos, além de 2.851 unidades de outros resíduos. O objetivo foi mais do que coletar lixo jogado na areia, mas conscientizar as pessoas sobre o descarte correto e a importância de cada um no cuidado com o planeta.

O evento foi coordenado pelo Instituto Mar Azul (IMA) e organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam). No local foram realizadas diversas atividades e também foi possível conhecer mais sobre os problemas que os resíduos causam ao meio ambiente.

“O planeta precisa que todos pensem de maneira coletiva. Ajuda mútua para o bem comum. Nesse sentido, o meio ambiente fica na dependência que cada um faça algo que o ajude a ser resiliente e sustentável. E nessa perspectiva a participação do Santos Futebol Clube tem sido muito importante nesse processo, trazendo jovens para o engajamento na causa ambiental, dentro da proposta “Muito Além do Futebol”. Agradecemos a parceria”, afirmou Hailton Santos, diretor presidente do Instituto Mar Azul.

O Cleanup Day é um programa de ação social global que busca combater o lixo lançado no meio ambiente em todo o planeta, inclusive nas praias, rios e oceanos. A iniciativa começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Nascia então um movimento que logo se espalharia por outras partes do planeta até ganhar atenção global.

Pular para o conteúdo