Santos FC é o clube que menos tem jogadores lesionados na Série A, aponta estudo

Santos FC é o clube que menos tem jogadores lesionados na Série A, aponta estudo

O Santos FC é o clube com a menor média de desfalques por problemas médicos entre todos os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro em 2019. Em levantamento realizado pelo site GloboEsporte.com, o Peixe aparece na liderança com apenas oito baixas em 28 jogos oficiais disputados na temporada.

O Athletico-PR também teve apenas oito desfalques, porém, com quatro compromissos a menos. Por conta disso, o Alvinegro Praiano lidera o ranking, com média de 0,30 baixas por partida no ano.

“Estamos fazendo um trabalho de prevenção muito forte. Temos três médicos, três fisioterapeutas, três massagistas, um fisiologista e uma nutricionista, além dos preparadores físicos. Estamos conseguindo integrar totalmente esses departamentos. As informações são passadas para todos os profissionais, e com essa integração entre todas as áreas, o trabalho fica bem mais ágil. Mapeamos todas as lesões que os atletas já sofreram no passado e estamos trabalhando em cima de cada problema que eles já tiveram. Esse programa preventivo está nos dando ótimos resultados”, afirmou o Dr. Ricardo Galotti, coordenador do Departamento Médico do Santos FC.

Todos os atletas do elenco santista estão fora do departamento médico atualmente (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)

Atualmente, o elenco santista comandado pelo técnico Jorge Sampaoli possui 33 jogadores. E todos os atletas estão fora do DM e à disposição do treinador argentino.

“Antes de começarem do treino e físico no dia a dia, cada jogador já recebe qual exercício ele vai fazer. Nosso fisiologista também analisa o desgaste de cada um, e com isso vamos direcionando o trabalho do dia para tentar minimizar as lesões. Além disso, a integração profissional, competência e bom relacionamento entre todas as áreas tem feito esse trabalho dar certo”, concluiu Galotti.

(Fotos: Ivan Storti/ Santos FC)