Santos FC inaugura painel na saída do vestiário profissional em homenagem ao Rei Pelé

O Santos Futebol Clube, através do Memorial das Conquistas “Milton Teixeira”, inaugurou, na noite desta terça-feira (19), um painel especialmente criado para revestir a porta do túnel do acesso ao gramado, no interior do vestiário profissional. O painel retrata através do olhar das crianças o momento do milésimo gol do Rei Pelé, com a ilustração da Vila Belmiro e do Maracanã, sendo que a imagem de Pelé simula o movimento da cobrança de pênalti quando a porta do túnel é aberta. A homenagem ao Rei faz parte das comemorações deste 19 de novembro de 2019, dia que marcou os 50 anos do milésimo gol do maior da história do futebol. Lima, Dorval, Edu, Clodoaldo, Juary, Negreiros e Mengálvio prestigiaram o evento.
Edinho, filho do Rei, esteve presente na inauguração e se emocionou com a homenagem. “É difícil por em palavras simples o que significa esta homenagem linda, maravilhosa, que perpetua a história. É a lembrança de um grande feito dentro do universo do futebol, e a lembrança de uma mensagem que até hoje é válida. Um momento marcante, íntimo, especial, com uma mensagem forte destinada às crianças. O atleta que hoje veste a camisa do Santos FC precisa saber que carrega uma responsabilidade grande, e agora, passando por este painel, ela aumenta”.
Referência quando o assunto é a história do Peixe, Odir Cunha ressaltou o significado do painel. “É a mistura do simbolismo com a arte. Uma iniciativa do Alex Fernandes, gerente do Memorial, que poderá gerar uma motivação ainda maior aos nossos jogadores. O Rei Pelé não começou a carreira com 1000 gols. Ele foi construindo sua conquista. Um gol, dois gols… que nossos jogadores acompanhem este caminho. Um gol por jogo, dois gols por jogo, e assim vai. É uma arte que servirá de inspiração!”.
O painel é obra de João Santos, artista plástico, ilustrador editorial e designer gráfico. O desenho de Pelé é feito pelo artista com base no momento histórico em que Pelé se preparava para bater o pênalti que completaria seu Milésimo gol na noite de 19 de novembro de 1969, no estádio do Maracanã (RJ), que sediou o singular jogo onde o Santos Futebol Clube venceu a equipe do Vasco da Gama por 2 a 1.
Outras homenagens
Ao longo do dia, outras homenagens ao Rei do Futebol foram promovidas pelo Memorial das Conquistas. Às 11h, ocorreu a abertura da exposição “As Charges do Rei”. A exposição apresentou ao público parte da obra do celebre chargista Santista JC Lobo, o qual criou charges ilustrando os momentos icônicos da carreia do Pelé. O Museu do Futebol e o Maracanã também exibiram o trabalho de JC Lobo através de painéis eletrônicos.
Já às 16h do mesmo dia, ocorreu o lançamento da réplica da camisa 10 do Santos Futebol Clube utilizada na partida do milésimo Gol. Esta ação foi promovida pelo Memorial em conjunto com a marca Athleta, e o público presente teve a oportunidade de adquirir a peça durante o evento de lançamento, antes do lançamento oficial.
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)

Pular para o conteúdo