O Santos Futebol Clube terá a honra de homenagear José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência e santista de nascimento, no clássico contra a equipe do Palmeiras, marcado para este domingo (23), fora de casa. Na ocasião, o alvinegro praiano estampará no centro de seu uniforme a foto de José Bonifácio com uma assinatura e os dizeres “Orgulho de Santos”. Esta homenagem abre os preparativos para as festividades do Bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorado em 2022.
José Bonifácio nasceu em Santos (SP) no dia 13 de junho de 1763, e estudou em Coimbra, Portugal. Bacharelou-se em Direito e Ciências. Em 1823, apresentou uma representação à Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil sobre a escravatura, na qual defendia a extinção gradual da escravidão e a emancipação também gradual dos escravos.
Defendia também a imprescindibilidade de se dar ensino público e gratuito a todas crianças e adolescentes do país. Falava já naquele tempo, portanto, sobre a necessidade de se implantar o ensino com qualidade, se comunicar na língua nativa e sobretudo com a complementaridade do ensino da matemática.
Como articulador da Independência do Brasil, José Bonifácio foi perseguido politicamente e, em decorrência disso, foi exilado para a França. Em Bordeaux, se tornou referência e escreveu várias obras poéticas românticas com receio de ser deportado para outro país e/ou ser preso. Faleceu em Niterói (RJ), em 6 de abril de 1838, e seus restos mortais encontram-se no Pantheon dos Andradas, em Santos (SP).