Santos FC goleia Portuguesa Santista por 9 a 0 e se classifica à segunda fase do Campeonato Paulista Sub-20

O Santos FC goleou a Portuguesa Santista por 9 a 0 no CT Rei Pelé, em partida da oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20. Líder do grupo 13, o Alvinegro Praiano se classifica antecipadamente à segunda fase da competição estadual. Na tarde deste sábado (1), o Peixe teve seus gols marcados por Enzo Monteiro (quatro vezes), Luca Meirelles (duas vezes), Gabriel Bontempo, João Victor e Mateus Xavier.

O Sub-20 santista volta a campo na próxima sexta-feira (7), quando enfrenta o Mauaense fora de casa, no Estádio Municipal Pedro Benedetti, em Mauá (SP). A partida vale pela penúltima rodada da primeira fase do estadual e tem início marcado para as 15 horas.

O jogo

Com apenas cinco minutos de jogo, Gabriel Bontempo abriu o placar para o Santos FC com gol de cabeça. Pela, ponta esquerda, o lateral Souza cruzou com precisão na direção do camisa 10. Dentro da pequena área, Bontempo subiu mais que os marcadores e escorou com firmeza para as redes do canto direito.

Aos onze minutos, o Peixe já ampliou a vantagem com gol do camisa 9, Enzo Monteiro. Depois de lançamento espetacular de Rodrigo Cezar, do campo de defesa, João Victor recebeu a bola livre pela ponta direita. Com cruzamento rasteiro, ele acionou Enzo, novamente da pequena área. O camisa 9 chegou completando com um carrinho para colocar a bola dentro da meta.

E três minutos depois de dar assistência, foi de João Victor o terceiro gol santista. Pelo meio do campo ofensivo, o camisa 7 recebeu belo lançamento de Gabriel Bontempo, pelo alto. João teve frieza e concluiu para as redes na saída do goleiro da Portuguesa.

Logo em seguida, Souza recebeu passe de Matheus Lima pela esquerda da grande área e foi rápido para finalizar com força. A bola acabou subindo demais e saindo sobre o travessão.

Com 30 minutos jogados, Matheus Lima chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para trás. Ele fez a bola chegar a João Victor e ele emendou finalização com muita força. A bola desviou na marcação e foi defendida pelo goleiro, que espalmou para escanteio.

Aos 33, Rodrigo Cezar recebeu passe de Enzo Monteiro na entrada da área, pelo meio. O camisa 11 foi rápido para finalizar com a bola no ar e fez ela passar muito perto do ângulo direito.

No minuto seguinte, o Peixe transformou a vitória em goleada com gol de Enzo Monteiro, em jogada protagonizada por Jair. O zagueiro arrancou do campo de defesa ao ataque e, com passadas largas, deixou todos os marcadores para trás. Dentro da grande área, o zagueiro só ajeitou para Enzo, que chegava de trás, completar para o fundo das redes.

Já com 42 minutos da primeira etapa, o Peixe marcou pela quinta vez, novamente com Enzo Monteiro. Gustavo Henrique recebeu passe de Matheus Lima pela ponta direita e chegou à linha de fundo para cruzar para a área. No meio dela, o centroavante santista cabeceou firme para superar o goleiro Carlos Daniel.

Na segunda etapa, com apenas dois minutos, Matheus Lima aproveitou sobra na entrada da área dos adversários e chegou chutando com força. A bola se encaminhava para as redes, mas com desvio na marcação, passou a poucos centímetros do travessão.

Com nove minutos, Enzo Monteiro recebeu belo passe infiltrado de Mateus Xavier entre os zagueiros e ficou cara a cara com o goleiro. Com o adversário adiantado, o camisa 9 tentou mandar por cobertura, mas jogou a bola sobre o travessão.

A Portuguesa Santista ficou com um jogador a menos depois de Matheus Jesus receber o segundo cartão amarelo. A partir de então, com o jogo já controlado, o Peixe administrava a posse de bola no campo ofensivo.

Com 15 minutos, Mateus Xavier acionou Souza pela esquerda da área. O lateral chegou batendo cruzado e fez a bola passar pela frente da linha de gol, antes de sair a poucos centímetros da trave direita, em tiro de meta.

Aos 20, o sexto gol do Peixe saiu dos pés de Mateus Xavier. O atacante roubou a bola pela ponta esquerda do campo ofensivo, carregou até a entrada da área e bateu colocado. Xavier mandou com força e superou o goleiro Carlos Daniel para estufar as redes do canto direito.

Enzo Monteiro marcou seu quarto gol na tarde do sábado com 25 minutos do segundo tempo, fazendo 7 a 0 para o Peixe. O tento saiu depois de grande jogada de Vinícius Lira, que invadiu a área pelo lado esquerdo. O cruzamento rasteiro parou na marcação mas, esperto no lance, Enzo Monteiro foi rápido para completar para as redes.

Já com 41 minutos, Gabriel Andrade, que fazia sua estreia pelo Santos FC, chegou a marcar o oitavo gol, mas teve o tento anulado pelo árbitro assistente, que assinalou posição de impedimento.

Nos acréscimos da segunda etapa, Luca Meirelles conseguiu marcar o oitavo gol para aumentar a vantagem elástica. O camisa 19 invadiu a área pela direita e bateu cruzado, com firmeza, no canto inferior esquerdo.

E dois minutos depois, antes do fim de jogo, o próprio Luca Meirelles deu números finais ao placar. Ele recebeu cruzamento do estreante, Gabriel Andrade e, pela direita da pequena área, teve liberdade para concluir para as redes.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 9 X 0 PORTUGUESA SANTISTA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sábado, 1º de junho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Fagson Júnior dos Santos Silva
Assistentes: João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos e José Lucas Cândido de Souza
Cartão amarelo: (AAP) Matheus Jesus, Kauê Bastos e Mazinho; (SFC) Enzo Monteiro e Kenay
Cartão vermelho: (AAP) Matheus Jesus
Gols: (SFC) Gabriel Bontempo, aos 5′, Enzo Monteiro, aos 11′, aos 34′, aos 42′, João Victor, aos 14′ do 1ºT, Mateus Xavier, aos 20′, Enzo Monteiro, aos 25′, Luca Meirelles, aos 46′ e aos 48′ do 2ºT
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Jair (Matheus Matias), Samuel (Diego Borges) e Souza (Vinícius Lira); Lenin (Kenay), Matheus Lima (Luca Meirelles) e Gabriel Bontempo; João Victor (Gabriel Andrade), Rodrigo Cezar (Mateus Xavier) e Enzo Monteiro. Técnico: Orlando Ribeiro
Portuguesa Santista: Carlos Daniel; Kauê Bastos (Gabriel Pinheiro), Carlos Gabriel, Maninho (Matheus Amaral) e Rhuan (Kauan Bispo); Mazinho (Gustavo Nunes), Luan e Matheus Jesus; Pedro Coratti (Renan), Giulio e Ramón (Álvaro Luiz). Técnico: Darlan Santana

(Fotos: Tiago Maestre/Santos FC)

Pular para o conteúdo