Santos FC goleia Portuguesa Santista e garante classificação à segunda fase do Campeonato Paulista Sub-20

O Santos FC venceu a Portuguesa Santista por 6 a 0 na tarde deste sábado (3), pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20. No CT Rei Pelé, em Santos (SP), os gols santistas no clássico das praias foram marcados por Gabriel Bontempo (duas vezes), Miguelito, Enzo Monteiro, Hyan e Renyer.

Com o resultado, o Peixe vai a 19 pontos na liderança do grupo 13 e garante classificação antecipada à segunda fase do estadual. A duas rodadas do fim desta primeira fase, os Meninos da Vila voltam a campo às 15 horas do próximo sábado (10), em clássico das praias fora de casa, contra o Jabaquara, no Estádio Espanha, em Santos (SP).

O jogo

Com apenas dois minutos, o Peixe abriu o placar com Miguelito. Ele carregou a bola pela direita até chegar à entrada da área e finalizou com força. A bola desviou em um dos marcadores e superou o goleiro adversário, balançando as redes do canto esquerdo.

Aos cinco, Enzo Monteiro roubou a bola no campo de ataque e passou para Miguelito, que chegou fintando os marcadores na entrada da área. Ele abriu para Hyan, que chegou chutando pela direita. Com desvio no defensor, a bola saiu em escanteio.

Com dez minutos, o Peixe quase marcou um golaço com Balão. Da intermediária ofensiva, ele soltou uma bomba na direção do ângulo esquerdo, fazendo a bola explodir no travessão e pingar sobre a linha. No rebote, Hyan tentou completar de cabeça para as redes, mas estava em posição de impedimento.

O segundo gol santista veio aos 30 minutos, de jogada em velocidade pela ala direita. Gustavo Henrique lançou Hyan, que chegou à entrada da área pela direita e cruzou rasteiro, na medida, para Enzo Monteiro. O centroavante boliviano, bem posicionado, só teve o trabalho de concluir para o fundo das redes.

Aos 36, Gustavo Henrique recebeu pela direita do campo ofensivo e, mesmo de longe, chutou com força para o gol. Com desvio na marcação, a bola saiu próxima da trave direita, em escanteio para o Peixe.

Cinco minutos depois, Fernandinho partia em velocidade para o campo de ataque e , ao chegar à intermediária do campo ofensivo, arriscou finalização com força. O goleiro foi na bola, mas não conseguiu ficar com ela, rebatendo com o peito. No rebote, Bernardo tentou completar para as redes, mas foi bloqueado.

No lance seguinte, a bola chegou a Kevyson, pela ponta esquerda. Ele cruzou pela para a área e encontrou Hyan, que finalizou como pôde. Com desvio em um dos marcadores, a bola saiu em escanteio, por cima do travessão.

Já nos acréscimos, Kevyson recebeu passe de Miguelito, mais uma vez pela ponta esquerda. Desta vez, ele puxou para o meio e arriscou finalização colocada da linha de entrada da área. A bola ia entrando com perfeição no ângulo esquerdo, mas Eduardo Gomes se esticou e fez bela defesa com a ponta dos dedos para impedir o golaço.

Na cobrança de escanteio, o Peixe balançou as redes mais uma vez. Miguelito cobrou pelo alto e a bola foi parar nos pés de Kevyson, dentro da grande área. Com drible curto, ele passou por dois defensores da Portuguesa e chutou para o gol. No meio do caminho, Hyan desviou a bola e matou o goleiro adversário, balançando as redes pela terceira vez antes do intervalo.

No segundo tempo, o Peixe chegou pela primeira vez com perigo aos oito minutos. Fernandinho recebeu pela direita do campo ofensivo e chutou com muita força, fazendo a bola subir demais e sair sobre o travessão.

Aos 15, Fernandinho recebeu bola enfiada de Gustavo Henrique, quando invadia a área pel direita. Ele ganhou a frente do marcador e chutou com força, mas mandou para fora, à direita do gol.

Cinco minutos depois, Miguelito recebeu pela direita do ataque e passou para Renyer, na entrada da área. Na tentativa de finalização do camisa 20, a bola parou em defesa segura de Eduardo Gomes.

E com 25 minutos, foi Gabriel Bontempo que transformou a vitória santista em goleada. Após rápida jogada de Gustavo Henrique pela direita, ele passou para o camisa 18, na entrada da área. Ele chegou batendo cruzado, com força, e estufou as redes do canto esquerdo.

Aos 30, Miguelito recebeu a bola pelo lado direito do ataque e puxou para o meio, buscando abrir espaço para chutar. Ele bateu colocado na direção do ângulo esquerdo e parou em ótima defesa do goleiro adversário, que jogou para escanteio.

Com 34 minutos, Kevyson fez jogada parecida, mas pelo lado esquerdo. Ele puxou para o meio e bateu com força, buscando o canto inferior esquerdo. A bola, no entanto, acabou saindo a poucos centímetros da trave esquerda.

Dois minutos depois, Miguelito recebeu a bola na entrada da área e arriscou finalização com força. Mais uma vez, a bola desviou de leve na marcação, saindo sobre o travessão.

Já com 37 minutos jogados, Renyer marcou o quinto gol santista. Ele tabelou rápido com Kevin Malthus dentro da grande área pela direita, e com toque preciso, concluiu para as redes, ampliando a vantagem santista.

Com 43 minutos da segunda etapa, Gabriel Bontempo marcou o sexto gol santista e deu números finais ao placar. Ele aproveitou rebote de cruzamento de Kevyson e bateu com firmeza no canto esquerdo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 6 X 0 PORTUGUESA SANTISTA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sábado, 3 de junho de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Leonel Marcos Fialho da Silva
Assistentes: Rodrigo de Oliveira Silva e William de Araújo Gonçalves
Gols: (SFC) Miguelito, aos 2′, Enzo Monteiro, aos 30′, Hyan, aos 47′ do 1ºT, Gabriel Bontempo, aos 25′, aos 43′ e Renyer, aos 37′ do 2°T
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Matheus Matias, Thiago Balieiro (Luis Eduardo) e Kevyson; Balão (Gabriel Bontempo), Hyan (Diogo Correia) e Bernardo (Renyer); Miguelito (Martins), Fernandinho (Kevin Malthus) e Enzo Monteiro (Felipe Laurindo). Técnico: Orlando Ribeiro
Portuguesa Santista: Eduardo Gomes; Maninho, Vitão, Renan Brocca e Mazinho; Iury Capuriche, Vitor Mingorance e Dudu Carioca (Davi); Marquinhos (Murilo), Alanzinho (Yuri) e Vitinho (Ramon). Técnico: Cristiano Troisi

(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Pular para o conteúdo