Em clássico intenso e com várias alternativas no CT Rei Pelé, o Santos FC chegou a abrir dois gols de diferença, levou o empate, mas conseguiu deslanchar no segundo tempo e golear o Corinthians por 5 a 2 na tarde desta quarta-feira (31), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20. Os gols santistas foram anotados por Diego Borges, Alejandro Villarreal, Gabriel Bontempo, Miguelito e Enzo Monteiro. Bahia e Gui Negão marcaram para o clube rival.
Com o resultado, os Meninos da Vila chegaram aos 24 pontos e seguem na briga por uma classificação para as quartas de final do Brasileirão sub-20. Na 17ª rodada, o Peixe visita o Botafogo na próxima quarta-feira (7), às 15h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Antes disso, porém, os comandados de Orlando Ribeiro encaram o Aguaí neste sábado (3), às 15h, no estádio Leonardo Guaranha, em Aguaí, pela 15ª rodada do Paulistão sub-20.
O jogo – Precisando da vitória para seguir sonhando com vaga nas quartas de final, o Santos FC começou avassalador no CT Rei Pelé. Logo aos 4 minutos, Matheus Matias ganhou da zaga rival no escanteio e cabeceou para o meio da área. O zagueiro Diego Borges apareceu como elemento surpresa e encheu o pé para abrir o placar para o Peixe.
Mesmo com o 1 a 0 de vantagem, os Meninos da Vila seguiram com a intensidade no máximo e quase marcaram o segundo com Miguelito, que acertou o travessão aos 9 minutos após receber passe de Vinicius Lira.
A pressão seguiu gigante e, aos 12 minutos, o Peixe fez grande jogada coletiva para ampliar. Rodrigo Cezar recebeu de Miguelito pela esquerda e cruzou para Alejandro Villarreal. Como um típico centroavante, o colombiano se antecipou ao defensor e tocou na saída do goleiro, colocando 2 a 0 no placar.
O Corinthians, por sua vez, acordou após o segundo tento e foi ao ataque. Aos 24, Gui Negão roubou a bola pela direita e cruzou para Bahia aparecer livre dentro da área e diminuir o marcador no CT Rei Pelé. O gol fez a equipe de Itaquera crescer no jogo e, aos 42, Gui Negão recebeu dentro da área e tocou no canto esquerdo de Gustavo Jundi para deixar tudo igual antes do intervalo.
Apesar do empate em 2 a 2, os Meninos da Vila não se abateram e contaram com o brilho de Pedro Hian para abrirem vantagem. Após entrar em campo no intervalo, o lateral-esquerdo, logo aos 3 minutos, passou pela marcação e cruzou na cabeça de Gabriel Bontempo, que deslocou o goleiro e fez 3 a 2 no clássico.
Endiabrado, Pedro Hian tabelou pela esquerda, entrou na área e foi derrubado por Thomas Lisboa. O árbitro, próximo do lance, anotou pênalti para o Santos FC. Miguelito foi para cobrança e mandou para o fundo das redes.
Sem baixar a guarda como fez no primeiro tempo, o Alvinegro Praiano seguiu com a quinta marcha engatada e transformou a vitória em goleada. Aos 28 minutos, Miguelito recebeu entre os zagueiros em velocidade e apenas rolou para Enzo Monteiro decretar a vitória por 5 a 2 no clássico.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 5 x 2 CORINTHIANS
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: 31 de julho de 2024 (quarta-feira)
Horário: 15h
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Diego Morelli de Oliveira e Veridiana Contiliani Bisco
GOLS:
SANTOS FC: Diego Borges, aos 4 do 1T; Alejandro Villarreal, aos 12 do 1T; Gabriel Bontempo, aos 3 do 1T; Miguelito, aos 8 do 2T; Enzo Monteiro, aos 28 do 2T;
CORINTHIANS: Bahia, aos 24 do 1T; Gui Negão, aos 42 do 1T;
SANTOS FC: Gustavo Jundi; Gabriel Simples (Profeta), Matheus Matias, Diego Borges (Samuel) e Vinicius Lira (Pedro Hian); Gustavo Henrique, Hyan (Kenay) e Miguelito; Gabriel Bontempo (Fernando Nava), Rodrigo Cezar e Alejandro Villarreal (Enzo Monteiro).
Técnico: Orlando Ribeiro.
CORINTHIANS: Matheus Corrêa; Pellegrin, Fernando Vera, Renato e Denner; Thomas Lisboa, André e Bahia; Pedrinho, Luiz e Gui Negão.
Técnico: Raphael Laruccia.
(Fotos: Bruno Vaz/ Santos FC)