O Santos FC goleou o Ceará por 5 a 2 pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. A partida aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no CT Rei Pelé, em Santos (SP) e o Peixe teve seus gols marcados por Miguelito (três vezes), Hyan e Enzo Monteiro. Com o resultado, o Alvinegro Praiano segue com 100% de aproveitamento e lidera a tabela do Brasileirão.
O Peixe volta a campo já neste sábado (13), com a primeira rodada do Campeonato Paulista Sub-20. O Santos FC enfrenta o Jabaquara fora de casa, no Estádio Espanha, em Santos (SP), em duelo marcado para as 15 horas.
Pelo Brasileiro Sub-20, os Meninos da Vila têm seu próximo compromisso às 15 horas da quarta-feira (17). Também fora de casa, eles enfrentam o Athletico Paranaense no CAT do Caju, em Curitiba (PR), pela terceira rodada da competição nacional.
O jogo
A partida começou com muita intensidade e duelos físicos entre as equipes. Com isso, nos primeiros minutos, Santos e Ceará se estudavam.
Aos dez minutos, o Peixe chegou ao ataque após triangulação pela ponta esquerda. A bola chegou aos pés de Hyan e ele finalizou com força da entrada da área. A batida fez a bola subir demais e sair sobre o travessão.
No minuto seguinte, foi o Ceará que abriu o placar no CT Rei Pelé. O camisa 9, Pablo, recebeu passe da esquerda e, de dentro da área, girou sobre a marcação e bateu com força para as redes do canto inferior esquerdo.
Aos 16, Miguelito cobrou escanteio pela direita e fez a bola chegar à cabeça de Rodrigo Cezar, que chegava na segunda trave. Rodrigo cabeceou com firmeza, mas parou em grande defesa de Iwendel, à queima roupa. No rebote, Gabriel Bontempo emendou finalização de primeira, de fora da área, mas foi bloqueado pela marcação.
Três minutos depois, Felipe Laurindo chegou pela ponta esquerda e ajeitou para trás, de onde Hyan chegava para finalizar com força. O camisa 5 mandou uma bomba na direção do ângulo esquerdo e parou em mais uma grande defesa do goleiro adversário.
Chegando à metade da primeira etapa, Felipe Laurindo recebeu a bola na entrada da área, pela esquerda, e arriscou finalização no canto esquerdo. Sem muita força, a bola parou em defesa segura de Iwendel.
No lance seguinte, o Peixe chegou a empatar o placar com Miguelito, mas teve o tento anulado pelo árbitro assistente. O camisa 10 recebeu passe de Hyan entre os zagueiros e, em posição irregular, finalizou com força para as redes do ângulo direito.
Aos 31, foi o próprio Miguelito que empatou o placar em 1 a 1. Rodrigo Cezar foi esperto e ligou contra ataque rápido com passe para Enzo Monteiro, pela ponta esquerda. O camisa 9 passou para o compatriota, que chegava pelo meio. De dentro da área, ele tirou do goleiro e bateu no canto direito. A bola ainda tocou o pé da trave, antes de balançar a rede.
Um minuto depois, no entanto, os visitantes já retomaram a vantagem no marcador com mais um gol de Pablo. O lateral esquerdo, Kauã, invadiu a área em velocidade pela esquerda e acionou o camisa 9 no meio dela. Ele foi rápido para finalizar e estufou as redes do goleiro santista, Gustavo Jundi.
Aos 39, o Ceará teve o zagueiro Boateng expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo em falta sobre Enzo Monteiro que matou rápido contra-ataque. Na cobrança da bola parada, Miguelito buscou o ângulo esquerdo, mas mandou a bola sobre a meta.
Dois minutos depois, Felipe Laurindo invadiu a área pela esquerda, fintou seus marcadores e, da linha de fundo, cruzou para Rodrigo Cezar. O camisa 8 matou a bola no peito e finalizou na direção do canto esquerdo. Com desvio no adversário, a bola saiu pela linha de fundo, em escanteio.
Na cobrança, Gabriel Bontempo cruzou com precisão na cabeça do zagueiro Matheus Matias. O camisa 2 subiu mais que a marcação, mas desviou à direita da meta.
Já aos 44, Gustavo Henrique chegou ao ataque pela ponta direita e, mesmo sem muito ângulo para finalizar, bateu colocado no ângulo direito. A bola ganhou a direção correta, mas parou em grande defesa de Iwendel, que se esticou para desviar pela linha de fundo.
Já na segunda etapa, com dois minutos, o Peixe chegou em cruzamento de Gabriel Bontempo, pela direita. Após confusão na área, a bola parou nos pés de Vinícius Lira. O jovem lateral tentou finalizar rápido, mas mandou a bola a poucos centímetros da trave direita, pela linha de fundo.
Aos nove minutos, o Santos chegou novamente ao empate, com gol de Hyan. O camisa 5 recebeu cruzamento perfeito de Gabriel Bontempo, pela direita e, no meio da área, chegou cabeceando com firmeza no ângulo esquerdo.
No minuto seguinte, Miguelito acionou Enzo Monteiro para novo cruzamento pelo lado direito. Desta vez, o camisa 7 mandou a bola na cabeça de Enzo Monteiro, que desviou à esquerda da meta.
O Peixe aproveitou bem a vantagem numérica e, aos 16, virou o jogo com gol de Enzo Monteiro. O camisa 9 recebeu cruzamento preciso de Felipe Laurindo, pela esquerda, e cabeceou no contrapé do goleiro para balançar as redes do canto esquerdo.
Aos 21, Gustavo Henrique chegou à linha de fundo pela direita e tocou rasteiro, para trás. Luca Meirelles chegou chutando no meio da área e carimbou o travessão, na junção com a trave direita.
Dois minutos depois, com 23 jogados na segunda etapa, o Peixe transformou a vitória em goleada com mais um tento de Miguelito. Depois de finalização com força de Luca Meirelles, de fora da área, o camisa 10 aproveitou rebote do goleiro e só teve o trabalho de completar para as redes.
Com 26 minutos, Felipe Laurindo aproveitou sobra pelo meio de campo e puxou contra-ataque em velocidade. Pressionado pela marcação, ele tentou finalizar da entrada da área, mas parou em defesa segura de Iwendel.
Com 30 minutos, o Peixe fez 5 a 2 e Miguelito confirmou seu ‘hat-trick’. O lateral e capitão, Gustavo Henrique, chegou novamente à linha de fundo, pela direita. Ele cruzou rasteiro, para trás e encontrou Miguelito. Com finalização cruzada, ele estufou as redes do canto esquerdo.
Pouco depois, Everton recebeu a bola pela esquerda do campo ofensivo e, mesmo de longe, mandou uma bomba na direção do ângulo direito. Iwendel se esticou para alcançar a bola e fez defesa espetacular para desviar pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 5 X 2 CEARÁ
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 10 de abril de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Assistentes: Denis Matheus Afonso Ferreira e Felipe Camargo Moraes
Cartão amarelo: (CSC) Boateng
Cartão vermelho: (CSC) Boateng
Gols: (CSC) Pablo, aos 11′ e aos 31′ do 1°T; (SFC) Miguelito, aos 31′ do 1°T, Hyan, aos 9′, Enzo Monteiro, aos 16′, Miguelito, aos 23′ e aos 30′ do 2°T
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Matheus Matias (João Alencar), Samuel e Vinícius Lira (João Pedro); Hyan, Rodrigo Cezar (Everton) e Gabriel Bontempo; Miguelito (Matheus Lima), Felipe Laurindo (Mateus Xavier) e Enzo Monteiro (Luca Meirelles). Técnico: Orlando Ribeiro
Ceará: Iwendel; Zé Neto, Boateng, Miguel e Kauã; Fabrício (Brian), Steven (João) e Caio Rafael; Fernando (Uchella), João Victor (Kadu) e Pablo (Kaique). Técnico: Alison Henry
(Foto: Guilherme Greghi/Santos FC)