O Santos FC está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil Sub-17. Em partida válida pela volta das oitavas de final da competição, o Sub-17, comandado pelo técnico Luciano Santos, goleou o Avaí pelo placar de 4 a 1, na tarde desta quarta-feira (24) no Estádio Ulrico Mursa, em Santos. Os gols santistas foram marcados três vezes pelo centroavante Marcos Leonardo e um outro pelo meio-campista Lucas Lourenço.
No jogo de ida, realizado na Ressacada na última quinta-feira (18), os catarinenses venceram pelo placar de 3 a 2 – resultado este que obrigava o Peixe a vencer por uma diferença de dois gols, ou em um caso de vitória simples, decidir a vaga nas penalidades.
O jogo – Precisando de gols, o técnico Luciano Santos não pensou duas vezes e pediu ao técnico Emerson Ballio que a dupla de ataque do Sub-15 (Marcos Leonardo e Fernando Paiva) subissem para reforçar o Sub-17. Desta maneira, o treinador mandou a campo a seguinte equipe: Breno, Cadu, Derick, Kaique e Dioguinho; Sandro Perpétuo, Sandry e Lucas Lourenço; Ivonei, Marcos Leonardo e Giovanni.
Llogo no primeiro minuto de jogo o lateral esquerdo Dioguinho fez uma boa infiltração pela linha de fundo e cruzou para área; Marcos Leonardo se jogou na bola e abriu o placar. O Peixe não parou de pressionar, e aos 16 minutos, em um bate rebate dentro da pequena área, novamente a bola sobrou para Marcos Leonardo, que não perdoou e mandou para o fundo das redes. Faltando poucos minutos para o fim do primeiro tempo, mais uma bola foi alçada à área e o zagueiro Derick empurrou para o gol, mas a arbitragem anulou aquele que seria o terceiro gol santista.
No segundo tempo, com o domínio total da partida e um resultado que o credenciava à próxima fase, o Peixe se jogava ao ataque, mas sempre com cautela. Em um contra-ataque rápido do Avaí pela esquerda, o zagueiro Derick atingiu o atacante catarinense dentro da área, e a arbitra Adeli Mara Monteiro marcou pênalti. Na cobrança o lateral Guilherme bateu e o goleiro Breno defendeu. Foi a terceira defesa seguida de pênalti que o arqueiro santista faz.
O Avaí se lançava ao ataque em busca de um gol que levaria a disputa da vaga as penalidades, e aos 9 minutos o meio-campista João Dutra acertou um belo chute de fora da área sem chances para Breno, diminuindo o placar para 2 a 1.
Visando matar o jogo em tempo normal, o Santos FC não se abateu com o tento adversário e seguiu pressionando. Instantes após o gol adversário, o Peixe avançou em uma escapada rápida de Marcos Leonardo pela esquerda, que tocou para Lucas Lourenço. O meia alvinegro, ao se posicionar para arrematar, foi derrubado pelo goleiro Rodrigo. Na cobrança, Lucas Lourenço bateu forte no canto esquerdo, recuperando a vantagem santista.
E aos 41 minutos da segunda etapa o Santos FC matou a partida: o atacante Alisson escapou rápido pela esquerda e deu belo passe para Marcos Leonardo, que mais uma vez mandou para os fundos das redes: Santos 4 a 1 Avaí.
Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Luciano Santos se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil, e enfrentará a equipe do Coritiba na próxima quarta-feira (31), às 15h, no Estádio Couto Pereira.
(Texto: Maikon Camargo / Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)