Santos FC fecha parceria para desenvolvimento das categorias de base das Sereias da Vila

As Sereias da Vila tiveram um dia histórico nesta quinta-feira (01). O presidente do Santos Futebol Clube, José Carlos Peres, assinou oficialmente uma parceria com o Projeto Meninas em Campo, visando o desenvolvimento das categorias de base do Futebol Feminino do clube.
O acordo foi firmado com o diretor do Colégio Santa Cruz, Fabio Aidar, responsável por desenvolver o projeto em conjunto com a USP (Universidade de São Paulo).
“É um orgulho muito grande para o Santos FC fazer parte de um trabalho como esse. Quando o Alessandro Rodrigues (Gerente Executivo das Sereias da Vila) me apresentou a possibilidade dessa parceria, eu já mandei ele fechar o acordo na hora. O desenvolvimento das categorias de base do futebol feminino é necessário. As meninas precisam de uma formação e ajudar isso de algum jeito é muito gratificante”, afirmou o presidente santista.

Presidente José Carlos Peres assinou parceria com o Projeto Meninas em Campo nesta quinta-feira (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Sem fins lucrativos, o Projeto Meninas em Campo tem como objetivo não só formar atletas para a prática do futebol feminino, mas também contribuir com a formação de cidadãs, criando um espaço que promova a vivência das meninas no esporte.
Com a parceria, as jogadoras do projeto poderão ter a chance de atuar com a camisa do Santos FC. Atualmente, a equipe sub-17 das Sereias da Vila, que está disputando o Campeonato Paulista da categoria, é formada por atletas atendidas pelo ‘Em Campo’.
“O presidente, a comissão técnica e as atletas do profissional das Sereias estavam presentes. Isso serve de exemplo para todas as meninas daqui e mostra que o sonho delas é possível. Antes de formar uma atleta, nós queremos formar seres humanos. E ter a ajuda do Santos FC nessa causa é muito importante e emocionante”, disse a preparadora física das Sereias, Sandra Santos, que também coordena o projeto.
Preparadora física das Sereias, Sandra Santos também é coordenadora do ‘Em Campo’ (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

“Estamos vendo algo incrível acontecendo para o futebol feminino. A modalidade sempre precisa de um apoio, ainda mais nas categorias de base. Nós, que estamos começando, encontramos muita dificuldade para achar algum clube que ajude no nosso crescimento. E essa parceria com o Santos FC tem dado a estrutura necessária e todas nós estamos evoluindo muito com isso”, ressaltou Laura Valverde Moreira, de 15 anos, volante da equipe sub-17 das Sereias.
As atividades no ‘Em Campo’ são gratuitas e acontecem sempre às terças e quintas, no período da manhã e da tarde. O projeto fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, número 3200, próximo da portaria 3 de Universidade de São Paulo, no Butantã, em São Paulo, e atende meninas de 11 a 17 anos.
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Bastante emocionada, a coordenadora de Futebol Feminino da FPF (Federação Paulista de Futebol), Aline Pellegrino, comemorou a parceria. “Estamos abrindo a porta para 60 meninas não apenas para o futebol, mas para a vida. A minha avó não podia jogar futebol, e hoje a gente vê essas coisas acontecendo. É muito emocionante. O Santos FC está sendo pioneiro mais uma vez e vai servir de exemplo para que outras equipes sigam esse mesmo caminho. Espero que em alguns anos a gente olhe para trás e veja como essa iniciativa fez que diferença no futebol feminino”.
(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Pular para o conteúdo