Com cada vez mais espaço para os esportes eletrônicos, o Santos FC, pioneiro, proporcionou ao torcedor do Peixe a oportunidade de vivenciar na noite desta quarta-feira (23) uma experiência diferente. O esporte era e-sport, e o futebol foi virtual. No primeiro jogo transmitido da modalidade Fifa Pro Clubs, na página oficial do Facebook de um dos grandes do futebol brasileiro, na qual 22 e-atletas estão envolvidos, sem participação de Inteligência Artificial, os números foram animadores e a recepção da torcida extremamente positiva.
Ao todo, a transmissão bateu mais de 30 mil visualizações, 172 compartilhamentos e 1300 comentários empolgados com a vitória do Santos e-Sports sobre o Universidad Católica do Chile, por 4 a 2, em jogo válido pelas oitavas de final da American Champions Cup, da Eletronic Football Association, competição similar a uma Libertadores da modalidade.
O Fifa Pro Clubs tem se mostrado um e-sport com potencial e em expansão nos últimos anos. Competições presenciais nacionais e internacionais são realizadas e equipes oficiais de futebol e e-sports estão cada vez mais presentes. Na competição exibida pelo Santos FC com narrador e comentarista contratados pela própria organização, times oficiais de Universidad do Chile, Argentinos Juniors e Once Caldas, por exemplo, também estão inseridos.
“Foi uma experiência e oportunidade espetaculares para mim e para o Chilas, que está nos comentários. Sou narrador de Fifa Pro Clubs e ter a torcida santista em peso apoiando e vibrando com o jogo e narração é algo que ficará marcado em minha carreira. Foi realmente emocionante. Só posso agradecer ao Santos FC pela confiança”, disse Adriano Sergio, narrador das partidas de Fifa do Santos eSports.
A associação tão direta do futebol real ao virtual em e-sport garante uma rápida identificação. O resultado é imediato e o caminho pode ser o mesmo que é trilhado com sucesso por CS:GO, League of Legends e Rainbow Six Siege.
“Logo após a partida todos os atletas foram conversar e interagir com a torcida nos comentários. Foi uma experiência marcante. Ver que a torcida realmente gostou, vibrou e torceu como faz na Vila Belmiro normalmente, mas agora na Vila Belmiro virtual foi especial. Nosso time veste a camisa e este apoio faz toda a diferença. Não tenho dúvidas de que o Santos estabeleceu um novo marco para a modalidade”, disse Marcello Vieira, capitão e volante do time de Fifa Pro Clubs do Santos eSports.
Executivo de Marketing e Comunicação do Santos FC, Marcelo Frazão falou sobre esta estratégia de aproximação entre os departamentos de futebol e e-sports do Peixe. “Entendemos as modalidades de e-sports como importantes ferramentas de aproximação do Clube com seu público mais jovem. Integrar nossa atuação nos segmentos com nossas redes sociais é um passo importante para divulgação das equipes oficiais do clube e maior engajamento em nossa plataforma digital. Devemos expandir tal formato para outras modalidades que participamos, aumentar a presença dessas competições em nossa comunicação, mais ações envolvendo sócios e buscar cada vez mais resultados relevantes esportivos em e-sport”.
O Fifa Pro Clubs tem um cenário competitivo em crescimento no mundo, com organizações nacionais e internacionais. A expectativa é de que a EA Sports participe mais ativamente deste processo de construção não apenas investindo e apoiando o cenário competitivo, mas também com a atualização de uniformes dos patrocinadores atuais dos times de futebol e aproximação para a construção cada vez mais forte de um e-sport que está em ascensão.
Além do Fifa Pro Clubs, atualmente o Santos e-Sports tem equipes de League of Legends, CS:GO e Rainbow Six Seige. Para acompanhar mais de perto o trabalho realizado pela organização é só seguir SantosFCesports no facebook, twitter e instagram.