O time Sub-20 do Santos FC recebeu a Portuguesa Santista na tarde desta segunda-feira (30), no CT Rei Pelé, em partida válida pela 6ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista da categoria. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols marcados por Alex Negueba (SAN) e Antônio (POR). Com o resultado, o Peixe avançou para a fase seguinte do torneio estadual como um dos melhores terceiros colocados – foram seis pontos conquistados em seis jogos.
O jogo – O Santos FC iniciou a rodada na segunda colocação do grupo 06 do Campeonato Paulista, com cinco pontos, e precisava pontuar para ter chance de avançar na competição. No entanto, logo aos 12 minutos do primeiro tempo a Portuguesa Santista, que liderava a chave com nove pontos, abriu o marcador. Após cobrança de escanteio do lado direito do ataque, a bola desviou dentro da área e sobrou para Antônio empurrar para o fundo das redes.
Precisando do resultado, o Peixe passou a atacar ainda mais o adversário e tomou controle da partida. Aos 17, Wesley fez boa jogada pela ponta esquerda e quase conseguiu cruzar para Nycollas, que entrava na área, mas foi interceptado pela zaga. No escanteio, Arthur subiu mais do que todo mundo e quase empatou.
Dez minutos depois, Fernando deixou o lateral da Portuguesa para trás, avançou e acertou bom cruzamento para Gabriel, que bateu de primeira e viu a bola passar ao lado do Raphael Lima, goleiro da Portuguesa.
Aos 38, Arthur dominou a bola na entrada da área e chutou de longe, com muita categoria. A bola quicou no campo, ganhou velocidade e explodiu na trave da Portuguesa. A pressão continuou e aos 45 Nycollas cabeceou a bola no pé da trave, que fez os dois times irem para o intervalo ainda com vantagem da Portuguesa Santista no marcador.
O segundo tempo começou morno e o Santos demorou para voltar a levar perigo ao gol adversário, mas, quando conseguiu, acertou a trave pela terceira vez na partida, aos 15 da segunda etapa. Kevin avançou com a bola dominada, arriscou de longe e viu o poste atrapalhar mais uma vez os planos santistas.
A pressão continuou e Raphael Lima voltou a salvar a Portuguesa Santista aos 21, após bola enfiada de bola para Nycollas, que por pouco não recebeu com condições de finalizar sozinho ao gol adversário.
Aos 31, a insistência do Peixe foi recompensada. Bem posicionado, Alex Negueba recebeu a bola pelo alto em cruzamento feito por Fernando vindo do lado direito e, com força, cabeceou para o gol e empatou a partida.
O Santos FC seguiu tentando a virada e por pouco não conseguiu. Aos 41, o goleiro da Portuguesa evitou o gol após boa finalização de dentro da área e aos 52, já nos acréscimos do duelo, viu a cabeçada do Peixe sair por cima da meta.
FICHA TÉCNICA
Local: CT Rei Pelé, em Santos
Horário: 15h
Data: segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Gols: Antônio, aos 12 do 1T (POR); Alex Negueba, aos 31 do 2T (SAN)
SANTOS FC: Breno; Gabriel Santos (Pedro), Heron, Victor Cruz e Gabriel Silva (Felipe Campos); Arthur (Alex Negueba), Kevin e Wesley; Fernando, Nycollas e Gabriel (Andrey Quintino).
PORTUGUESA: Raphael Lima; Bruninho, Antônio, Weslley e Bruno Falcão; Adrian, Augusto (Balotelli), João Pedro (Bruno Lucas) e Patrick; Pajé e Nicholas.