Santos FC e Umbro lançam terceiro uniforme em homenagem ao Japão

O Santos FC e a Umbro lançam o novo terceiro uniforme em homenagem à cultura asiática. O objetivo é resgatar as conexões ancestrais do Clube e da cidade de Santos com o Japão, desde o início da imigração japonesa há 115 anos, até as excursões do time para o continente, na última etapa do Santos do Mundo, campanha de internacionalização da marca. Ao todo, o Peixe jogou na Ásia em 58 oportunidades. Venceu 45, empatou 10 e perdeu apenas três jogos. Foram 155 gols marcados pelos santistas contra 48 sofridos. Os conteúdos e curiosidades das partidas podem ser acessados no www.santosdomundo.com.br

“Com a Ásia fechamos um grande ciclo da campanha Santos do Mundo, que já percorreu a Europa, Américas e África. O Santos FC e a cidade de Santos tem uma forte ligação com o Japão. Temos certeza que o novo terceiro uniforme será um grande sucesso de vendas”, afirmou o presidente do Clube, Andres Rueda.

A camisa é inteiramente inspirada em grafismos tradicionais da cultura japonesa, e traz elementos em azul mais claro e vermelho com ondas em representação ao mar e também desenhos estilizados de carpa, peixe que é símbolo de força, persistência, bravura e sucesso em diferentes culturas orientais. A carpa tem essa representação pois consegue nadar contra correntezas e cataratas sem qualquer tipo de ajuda, inclusive, a valente carpa se transforma em um dragão no final da escalada contra a corrente dos rios e quedas d’água.

Para reforçar essa estética, o novo manto santista conta com uma etiqueta especial na manga da camisa. O selo tem o nome “Japan” em uma fonte manuscrita inspirada na escrita japonesa, com a bandeira do país asiático mesclada com o nome de forma estilizada e moderna. A nova terceira camisa oficial ainda possui gola ao estilo ‘morcego’ em azul escuro, assim como no punho da manga. O kit ainda traz bermuda no mesmo tom de azul escuro, com detalhe vermelho lateral. O novo manto do Santos Futebol Clube chega ao mercado nos modelos masculino, feminino, júnior e infantil e em diversos tamanhos, e começa a ser vendida nesta quinta-feira (26/10), podendo ser encontrada nas lojas oficiais do Peixe e no e-commerce da Umbro.

“É preciso sempre relembrar que o Santos não é só um dos maiores times do Brasil, mas também um clube global, aclamado em todo o planeta por ter sido o principal responsável por levar o futebol brasileiro, em sua excelência, para todos os cantos do mundo. Esse novo manto conta um episódio marcante e único dessa excursão, em que o clube pôde enfrentar diversas seleções asiáticas, algo sem precedentes no futebol mundial. Do tipo de história que apenas os santistas podem se orgulhar de ter”, explica Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil.

No dia 18 de junho de 1908, portanto há 115 anos, o navio Kasato Maru desembarcou no Porto de Santos as primeiras famílias vindas das terras nipônicas, e que se integrariam culturalmente, marcando para sempre a história da cidade e do país.

A primeira exibição de grande impacto do Alvinegro da Vila Belmiro em solo asiático ocorreu em 1972. O Santos FC venceu a Seleção do Japão por 3 a 0, com gols de Pelé (2) e Jader e dava início à uma excursão que renderia ao Peixe o título da Fita Azul, ou a Taça dos invictos.

E essa grande exibição do time santista no continente asiático, proporcionou o maior público do Estádio Nacional de Tóquio. Ao todo, 53.516 pessoas estiverem presentes, para verem o príncipe (futuro imperador) do Japão, Akihito e a princesa Michiko quebrarem o protocolo e descer até o campo para saudar o time de branco e ao Rei do Futebol.

No ano de 1985, o Santos FC disputou e conquistou a Copa Kirin, diante da forte Seleção do Uruguai. A “Kirin Cup”, nome original da competição, é um tradicional torneio disputado no Japão, desde 1978. Em seus primeiros 10 anos, de 1978-1988, a disputa proporcionava duelos de clubes contra seleções.

Pular para o conteúdo