O Santos FC se despede nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2024. Na noite desta segunda-feira (18), os Meninos da Vila foram superados nos pênaltis, com placar de 4 a 3, no confronto diante do Botafogo, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal na Vila Viva Sorte, em Santos (SP).
O jogo
Com apenas um minuto de jogo, o Santos FC já colocou bola no travessão dos adversários com Andrey. Fernandinho chegou em velocidade pela ponta direita e cruzou com firmeza na direção da segunda trave, onde chegava o camisa 11. De primeira, Andrey bateu firme para carimbar a trave superior.
Aos doze minutos, no entanto, foi o Botafogo que abriu o placar com Matheus Nascimento. O camisa 9 dominou a bola pela entrada da área e tirou de seus marcadores para finalizar. A batida firme e rasteira, no canto direito, superou o goleiro Gustavo Jundi para balançar as redes.
Dez minutos depois, chegando à metade da primeira etapa, Gabriel Bontempo, Matheus Nunes e Balão levaram o Peixe ao ataque com boa triangulação pela ponta direita. Com passe de calcanhar, Matheus Nunes ajeitou da entrada da área para Balão chegar chutando de trás. O capitão santista bateu com força demais e fez a bola sair sobre a meta.
Com 31 minutos, Fernandinho recebeu a bola correndo pela ponta direita e, ao chegar na entrada da área, parou e balançou sobre a marcação para finalizar. O Menino da Vila bateu forte com o pé esquerdo, mas mandou nas mãos do goleiro.
Já aos 39, Fernandinho recebeu inversão de jogo e, pela ponta direita, partiu em bela jogada individual para invadir a área pelo meio. Dentro dela, ele foi desequilibrado pelo marcador, mas finalizou como pôde. A batida de bico ganhou a direção do canto inferior esquerdo e fez o goleiro João Fernando se atrapalhar para defender em dois tempos.
Aos 43, Fernandinho tabelou com Gabriel Bontempo pela direita e, ao receber a devolução, chegou batendo com força na direção do canto direito. João Fernando se esticou e espalmou para escanteio.
Após a cobrança, Rafael Gonzaga dominou a bola dentro da grande área e ajeitou para Fernandinho mandar uma bomba. A bola ia se encaminhando para o canto esquerdo e Alejandro Villarreal tentou desviar para as redes, mas mandou para fora.
Já invadindo os acréscimos da primeira etapa, Fernandinho recebeu pela ala direita e, da intermediária do campo ofensivo, cruzou para o meio da área. A bola passou por Andrey, mas chegou a Rafael Gonzaga. O camisa 3 chegou finalizando de primeira, mas a bola subiu demais e saiu por cima do travessão.
Na segunda etapa, nos primeiro segundos de bola rolando, Kevyson chegou à ponta esquerda e cruzou com força, fazendo a bola chegar a Gustavo Henrique. Com cruzamento preciso, o camisa 4 colocou a bola na cabeça de Gabriel Bontempo. O camisa 10 santista subiu alto para cabecear e obrigou João Fernando a fazer grande defesa, antes de o zagueiro afastar o perigo.
No minuto seguinte, Matheus Nunes recebeu a bola pela esquerda do campo ofensivo e arriscou uma bomba de pé direito. A bola passou muito perto do ângulo direito, mas ganhou a linha de fundo.
Com 15 minutos, o Peixe pressionava no ataque e o zagueiro Diego Borges dominou a bola pela esquerda. Ele tentou surpreender o goleiro batendo forte, mas mandou por cima do travessão.
No minuto seguinte, o Peixe teve contra-ataque pelo meio e Fernandinho foi acionado pela ponta direita. Mais uma vez, o camisa 7 finalizou com muita força, mas parou em defesa segura do goleiro adversário.
Aos 24, o Peixe teve falta para cobrar pela lateral esquerda da grande área e, mesmo sem ângulo, Fernandinho se posicionou para chutar direto em gol. A batida com muita força por pouco não surpreendeu o goleiro, saindo poucos centímetros acima do travessão.
Com 29 minutos, Rafael Gonzaga encontrou passe genial para Andrey Quintino entre os zagueiros, deixando o camisa 11 cara a cara com o goleiro. João Fernando saiu de sua meta e foi driblado pelo santista, mas o derrubou com falta e acabou expulso, recebendo o segundo cartão amarelo. Na cobrança, Matheus Nunes bateu com força no canto do novo goleiro, Cristiano, mas a bola saiu à direita da meta.
Dez minutos depois, Kevyson chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro, com muita força, na direção da primeira trave. Kauan Pereira chegou finalizando, mas foi bloqueado. Balão tentou aproveitar a sobra, mas finalizou por cima do gol.
Aos 42, Rodrigo Cezar ganhou a bola pelo meio do ataque e abriu para Kevyson, pela esquerda da grande área. O camisa 15 chegou chutando, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.
Já nos acréscimos, foi a vez de Kevyson abrir para Fernandinho pela esquerda da grande área. O camisa 7 ajeitou para bater colocado de pé direito, mas mandou para fora.
No último minuto dos acréscimos da segunda etapa, Fernandinho marcou o gol de empate do Santos FC para levar a partida às penalidades. Pela esquerda do ataque, ele brigou com seu marcador para ficar com posse da bola e bateu com muita força no canto esquerdo. O goleiro Cristiano chegou a tocar na bola, mas não impediu que ela entrasse na meta.
Nas penalidades, a equipe carioca levou a melhor, vencendo por 4 a 3. O goleiro Gustavo Jundi chegou a defender uma das cobranças adversárias, mas não impediu o revés.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 (3) X (4) 1 BOTAFOGO
Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Data: segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Horário: 19h
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Gabriel Alexandre Tostes Fleming
Cartão amarelo: (SFC) Alejandro Villarreal e André Klaus; (BFR) Bernardo Valim, João Fernando e Lucyo
Cartão vermelho: (BFR) João Fernando
Gols: (BFR) Matheus Nascimento, aos 12′ do 1ºT; (SFC) Fernandinho, aos 52′ do 2ºT
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique (Kauan Pereira), André Klaus, Diego Borges (Rodrigo Cezar) e Rafael Gonzaga; Balão, Matheus Nunes e Gabriel Bontempo (Perlaza); Fernandinho, Andrey (Fernando Nava) e Alejandro Villarreal (Kevyson). Técnico: Leandro Zago
Botafogo: João Fernando; Vitor Marinho, Justino, Serafim (Esteban) e Lucyo; Felipe, JP Galvão (Rafael Lobato) e Kauan Lindes (Cristiano); Kauê (Bernardo Valim), Vitinho (Esteban) e Matheus Nascimento (Yarlen). Técnico: Carlos Leiria
(Foto: Bruno Vaz/Santos FC)