(foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
Algumas pessoas matam um leão por dia para terem um abrigo, se alimentarem, conhecer coisas novas e realizar um sonho. Nesta quarta-feira (19), na partida em que o Santos venceu a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro aconteceu uma ação diferente, e, sem dúvida, extremamente importante. O Santos Futebol Clube em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Santos (SEAS) deu a oportunidade de fazer com aproximadamente 30 pessoas em situação de rua, que estão acolhidas nos abrigos da cidade, acompanhassem a vitória do Alvinegro Praiano.
Torcedores do Santos F.C., muitos nunca tiveram oportunidade de assistir a um jogo de futebol ao vivo, no estádio Urbano Caldeira. A Coordenadora de Atenção Social a População de Rua, da Secretária Social de Santos, Miriam Aparecida de Araújo, falou sobre a importância deste momento de alegria.
“Para eles é como se fosse um sonho realizado. Na assistência social, nós temos a sensibilidade de querer fazer esse resgate de cidadania com eles. Isso melhora a auto-estima, pois nós queremos inserir eles na sociedade novamente. Esse é o grande objetivo da Secretário de Assistência Social. Queremos inserir eles no mercado de trabalho através do Projeto Fênix. Claro, que, infelizmente, existe alguma resistência por parte de algumas pessoas, mas trabalhamos muito para ajuda-los.”, disse Miriam.
Jovelino Ferreira de Paula, que vive em um dos abrigos, comemorou o fato de estar na Vila Mais Famosa do Mundo pela primeira vez. “Primeira vez que venho na Vila Belmiro. Está sendo maravilhoso ver a equipe profissional bem de perto, em um camarote lindo. Se eu fosse falar em valores financeiros, eu não teria condições de vir por minha conta. É uma experiência única que pretendo carregar para o resto da vida.”
Não foi novidade apenas para Jovelino. Carlos Alberto Romero realizou um sonho, e já deixou claro: quer repetir. “Em 47 anos de vida, eu nunca tinha vindo na Vila Belmiro. Estou me sentindo mais santista ainda, vendo esse gramado maravilhoso. O coração está a milhão, uma adrenalina, ver o Santos marcar um gol. Uma alegria, uma glória, parece que eu ganhei uma competição. Sonho estar aqui mais vezes.”
A parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Santos Futebol Clube desenvolvida nesse ano tem como princípio a promoção da cidadania e se constitui em um projeto que envolve várias ações entorno desse relevante fenômeno que é a população em situação de rua, envolvendo desde palestras até visitas dos jogadores aos abrigos da cidade. É um processo educativo tanto para o Santos F.C. quanto para as pessoas em situação de rua, pois visa contribuir para a supressão de estigmas negativos e preconceitos sociais em relação a esse público.
Esta é mais uma ação #MuitoAlémDoFutebol do time que parou guerra e tem um Rei. O Santos Futebol Clube faz questão de receber estes novos amigos sempre. Voltem logo!
Caso queiram entrar em contato com o SEAS, liguem para: (13) 3213-1499 – Fax: (13) 3201-5024. O endereço é Rua Quinze de Novembro 195, 8º andar – Centro Histórico