O Santos FC recebeu o Prêmio ASÈ ÍSESE AWARDS 2022, “Ancestralidade e Religiosidade de Matrizes Africanas”, promovido pelo Centro Cultural Africano. O evento, que está na sétima edição, foi realizado na quinta-feira (01), na Câmara Municipal de São Paulo. Também foram homenageados os Ídolos Eternos e familiares de Dorval e Coutinho, já falecidos, além de influencers e a Torcida Jovem.
“Em nome do Santos FC e do presidente Andres Rueda nós agradecemos essa importante lembrança. É um orgulho muito grande. Foi o primeiro Clube a parar uma guerra. Fomos o primeiro clube a firmar uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Estamos emocionados por estar nesse evento promovido pelo Centro Cultural Africano”, afirmou o vice-presidente José Carlos de Oliveira.
“Quero estender essa homenagem ao restante da equipe. Modéstia parte foi o time mais fantástico que eu vi jogar, encarar os adversários. Era um futebol maravilhoso. Estou muito feliz e agradeço a presença de vocês”, disse o Ídolo Eterno Lima.
“É um prazer muito grande estar aqui. Há dois anos eu era um torcedor de arquibancada e hoje posso representar essa cor, essa camisa. Muito obrigado mesmo pelo reconhecimento”, comentou o cantor Kyan.
“Voltar naquele país maravilhoso, depois de 53 anos, onde tivemos a oportunidade de parar uma guerra. Onde ainda tive a oportunidade de fazer o gol da vitória. Foi uma emoção muito grande”, falou o Ídolo Eterno Edu.
“Quero agradecer a vocês e ao Santos, meu time do coração, que amo muito. É muito orgulho. Muito obrigada”, disse a cantora Bivolt.
O prêmio foi concedido pela inédita celebração que o Clube fez ao continente Africano, quando foram realizadas várias ações. Santos FC e Umbro lançaram o terceiro uniforme que relembra um dos momentos mais marcantes da história do esporte, quando o time de Pelé e cia parou uma guerra. Em 1969, na Nigéria, o time viajou, a convite do governo local, para uma zona de conflito e jogou uma partida amistosa com a seleção do Meio-Oeste do país africano. O jogo foi realizado na cidade de Benin, e graças a isso, em um estádio completamente lotado, e vencido pelo Peixe por 2 a 1 (gols de Edu e Toninho Guerreiro. Na estreia do novo terceiro uniforme foi realizada uma grande festa na Vila Belmiro, que contou com a presença de autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, e que começou no Memorial das Conquistas e terminou com uma comemoração em campo.
Relembrando as fortes ligações com a África, o Santos FC ajudou descendentes de pessoas vindas daquele continente a descobrirem suas raízes através de testes de ancestralidade. A ação foi uma parceria com a empresa meuDNA. Ao todo, dez personalidades santistas (incluindo jogadores, Ídolos Eternos, artistas e sócios) receberam um kit para coleta de DNA.
O Santos FC esteve, com os Ídolos Eternos Edu e Manoel Maria, no mês de novembro, na Nigéria. O Clube foi convidado por autoridades nigerianas, após a realização do evento de estreia do novo terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro e faz parte da campanha Santos do Mundo, que tem como objetivo internacionalização da marca e que promove uma série de ações no exterior recontando a inigualável história do Peixe ao redor do planeta. Nessa data, autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, estiveram na ação, que começou no Memorial das Conquistas (museu) e terminou com uma grande festa em campo.
(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)