Santos FC e Dorival Júnior: uma combinação que dá resultado

Santos FC e Dorival Júnior: uma combinação que dá resultado

Verdadeira, profissional e de total identificação com a filosofia do Clube. Assim é a relação entre o técnico Dorival Júnior e o Santos FC, e que mais uma vez resulta na conquista de resultados positivos e futebol ofensivo, assim como prega o conhecido DNA do Alvinegro Praiano.

Ao chegar para comandar o time santista pela segunda vez Dorival encontrou um cenário nada animador dentro de campo. O Peixe vinha de quatro derrotas seguidas, estava desacreditado e ocupava a zona do rebaixamento.

Com trabalho e pensando jogo a jogo o Time da Virada mais uma vez ressurgia na temporada, como em outras oportunidades. Do 17° lugar o Santos FC somou não apenas vitórias, mas boas e convincentes apresentações, e por seis rodadas figurou no G4. Fato que não acontecia há cinco anos, desde a 31ª rodada do Brasileiro de 2010, somando 187 rodadas.

Na Copa do Brasil a história não foi diferente. Com a competição já em andamento Dorival esteve à frente do Santos FC em oito partidas das 14 disputadas na competição e ajudou o Santos a ter a melhor média de aproveitamento entre as 13 edições que disputou. Foram 11 vitórias, um empate, apenas duas derrotas, 25 gols marcados e 12 contra.

Outro gol marcado pelo técnico santista foi o melhor aproveitamento dos Meninos da Vila. Com ele, Zeca, Gustavo Henrique e Thiago Maia entraram no time titular e não saíram mais, por total merecimento, e o resultado foi evidente.

Gabriel voltou ao melhor da sua fase e consequentemente os gols também voltaram – 14 dos 19 gols foram após a chegada de Dorival Júnior -, o que ajudou a terminar como artilheiro da Copa do Brasil, com oito gols.

Com a contusão do lateral Victor Ferraz, um outro garoto da base ganhou espaço. Daniel Guedes substituiu o titular e foi responsável por várias assistências que resultaram em gols.

Na Vila Belmiro a mística do nosso Alçapão se fez novamente presente. Os adversários voltaram a sentir a pressão de enfrentar o Santos FC. Em 17 jogos com Dorival, diante da sua torcida, foram 16 vitórias e apenas um empate.

Rodando todo o elenco provou sim que novas filosofias de trabalho podem ser implantadas e com sucesso no futebol brasileiro. Com acertos e erros, e aprendendo com ambos, Dorival Júnior é a cara do Santos FC.