Pelo quinto ano consecutivo, Santos FC e Corinthians se unem à Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) em prol da Campanha do Agasalho. Para simbolizar o gesto de solidariedade, os jogadores titulares depositarão seus agasalhos nas caixas de coleta da entidade, que serão dispostas no gramado antes do início da partida.
A ação está em sua 15ª edição e pretende arrecadar 70 toneladas de cobertores, roupas e calçados em bom estado, e ajudar mais de 50 mil pessoas no Estado de São Paulo a se protegerem do frio.
A campanha tem voltados os olhos para a população em situação de rua, que, segundo dados do Censo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a população em situação de rua, chegou a mais de 52 mil pessoas na capital paulista em fevereiro de 2023, um crescimento de 8,2% sobre o levantamento anterior, realizado em novembro de 2022. Além disso, as arrecadações também irão beneficiar as 99 ONGs já cadastradas junto à CVSP e que também precisam de auxílio, principalmente na época mais fria do ano.
Parceria
Para o diretor-executivo da Cruz Vermelha, Bruno Semino, essa parceria é “extremamente importante para a Campanha do Agasalho” e a entidade segue aberta para outros clubes interessados em auxiliar na ação. Segundo ele, sensibilizar os torcedores, através dos seus clubes de coração, a trazerem uma doação para os estádios seria uma grande conquista para todos, em especial, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Acreditamos que os clubes têm responsabilidade social onde estão inseridos e devem colaborar. A campanha da Cruz Vermelha é muito importante porque é uma ação na prática e incentiva outras iniciativas nessa corrente do bem”, afirma o presidente do Santos FC, Andres Rueda.
Gestos de solidariedade sempre estiveram presentes no futebol e permitem aproximar os torcedores dos clubes. “No Corinthians sempre estamos atentos às pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde maio já vínhamos realizando uma ação de coleta de agasalhos no clube com a participação de sócios e torcedores. Agora, reforçamos o pedido para que os corinthianos continuem colaborando, desta vez em benefício da campanha da Cruz Vermelha”, afirma Adilson Monteiro Alves, diretor do Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania do Sport Club Corinthians Paulista.
Pontos de coleta
Além dos estádios do Santos FC e do Corinthians, os interessados também podem contribuir levando suas doações à sede da Cruz Vermelha São Paulo, localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis.
O Grupo Iguatemi receberá doações para as campanhas nos shoppings da cidade de São Paulo e em Alphaville, também estamos na rede de drogarias Farmais e em mais de mil condomínios administrados pelas empresas BBZ, GK Administradora e Adbens. Os demais pontos de coleta estão disponíveis no site www.aquecesp.org.br.
Sobre a Cruz Vermelha São Paulo
Fundada em 1912, a Instituição atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade ou envolvidas em desastre e situações de risco, como a atual crise sanitária que atinge o País e o mundo. A CVSP auxilia 99 ONGs e lideranças comunitárias no Estado de São Paulo com doações de alimentos, roupas e calçados, além de promover ações nas áreas de saúde e educação.