O Tribunal de Barcelona, na Espanha, absolveu o Santos FC das acusações de corrupção e estelionato no caso que envolvia a transferência do atacante Neymar para o Bracelona, em 2013. O processo foi movido pela empresa brasileira DIS, que argumentava que a empresa perdeu parte da transferência porque o valor real da venda foi subestimado.
Por meio da Sentença nº 751/2022, publicada em 13/12/2022, a Sexta Turma da “Audiência Provincial de Barcelona” (Tribunal Estadual de Barcelona), decidiu absolver todos os acusados dos delitos aos quais foram acusados. As custas processuais deverão ser pagas pela DIS e pela FAAP. A ação penal era estimada em € 25.160.000, por dano econômico supostamente causado à DIS e que deveria ser ressarcido pelos réus (responsabilidade civil).
O Santos Futebol Clube, através do Departamento Jurídico, esteve representado pelo Cuatrecasas, escritório espanhol, para a defesa criminal, e o CCLA Advogados, por meio de seu sócio Cristiano Caús, para dar suporte ao escritório espanhol em relação aos fatos e contratos esportivos de 2011 e 2013, bem como para representar o Clube no depoimento realizado nas audiências de instrução em Barcelona, em outubro de2022.