Santos FC e AACD se unem em ação Muito Além do Futebol

Santos FC e AACD se unem em ação Muito Além do Futebol

O Santos FC aproveitará a partida contra o Cruzeiro, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para este domingo (18), para promover mais uma ação que vai Muito Além do Futebol. Na ocasião, o alvinegro praiano estampará no centro de seu uniforme o logo da AACD, instituição sem fins lucrativos referência em ortopedia no Brasil, que anualmente realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados. Esta é a segunda vez que o Peixe estampará o logo da instituição em 2019: a primeira foi contra o Corinthians, em amistoso realizado no dia 13 de janeiro.

Criada em 1950, a AACD presta atendimento completo e de excelência em ortopedia, graças à infraestrutura composta por um Hospital Ortopédico, nove Unidades de Reabilitação distribuídas pelo Brasil e cinco Oficinas Ortopédicas, além das áreas de Ensino e Pesquisa e de inclusão escolar e esportiva. A AACD conta com profissionais altamente capacitados e referência nas áreas de fisiatria, anestesia, fisioterapia, cirurgias e outras relacionadas à ortopedia.

O Hospital Ortopédico da AACD, reconhecido por sua excelência, está localizado na Unidade Ibirapuera, em São Paulo, e conta com 125 leitos (111 de internação e 14 de UTI), modernas salas cirúrgicas e equipe altamente capacitada em 26 especialidades ligadas à ortopedia. Anualmente, são realizadas aproximadamente sete mil cirurgias, com quantidade expressiva de cirurgias de coluna, como a escoliose. O complexo hospitalar contempla ainda um Centro de Diagnósticos, um Centro Médico e um Centro de Terapia.

A equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação atende fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, fisioterapia aquática e serviço social, além de complementar o trabalho do Hospital Ortopédico AACD. Outros diferenciais da AACD são a musicoterapia e a arteterapia, fundamentais no processo de reabilitação dos pacientes.

Além disso, a AACD possui em sua sede a maior oficina ortopédica da América Latina, onde produz órteses, próteses, coletes, capacetes, meios auxiliares de locomoção, adaptações para cadeira de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos. Somada a produção das cinco oficinas que possui no Brasil, em 2018 o volume superou 55 mil produtos entregues.

A instituição trabalha em frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. Por conta disso, além da reabilitação física, a AACD também desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paralímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.

Em 2018, a Instituição recebeu a Acreditação Internacional Qmentum, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento e equipara o Hospital Ortopédico e o Centro de Reabilitação da AACD aos melhores complexos hospitalares do Brasil e do mundo, como referência na área de Saúde.

Para viabilizar todos os projetos e oferecer excelência nos serviços, a AACD conta com o apoio de empresas e pessoas que acreditam e compartilham na causa da pessoa com deficiência física. Além disso, a Instituição conta com o engajamento de aproximadamente 1.900 funcionários e 1.300 voluntários, que participam ativamente da reabilitação dos pacientes.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos (aparelhos) ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br