Pela primeira vez na história, o Santos FC institui, de forma oficial, as categorias Sub-7, Sub-8 e Sub-9 no futebol de campo. O projeto é uma extensão da integração entre futsal e futebol. Ele visa iniciar o trabalho de formação e captação a partir dos sete anos, fazendo com que o atleta crie um identificação com Clube desde cedo, de uma forma gradual, já se adaptando às peculiaridades do campo como: a grama, tamanho de bola, tamanho do campo, tamanho da trave, número de jogadores e regras.
O trabalho é realizado com treinamentos que respeitam as faixas etárias das crianças, sem especializar em uma posição, fazendo com que os atletas se desenvolvam tanto no futsal como no futebol. Até os nove anos, o futebol de campo é jogado em sete contra sete, com traves e espaço reduzidos.
Coordenador técnico da Iniciação do Futebol e da Integração Futsal e Futebol, Felipe Sá explicou a importância dessa conexão entre futsal e futebol de campo na formação dos jovens atletas.
“O atleta se forma na diversidade: joga-se na quadra, campo de grama, campo sintético, areia, rua, etc.. Esse é o grande diferencial do futebol brasileiro na formação de atletas. Por isso futsal e futebol andam juntos no Santos FC e os atletas do clube praticam as duas modalidades simultaneamente, até os 12 anos. Esse foi o processo que Neymar, Rodrygo, Gabigol, Kaio Jorge, Diego, Robinho, entre outros, fizeram lá atrás, quando chegaram no Santos FC”, declarou.
“Uma das estratégias para que esse projeto aconteça com excelência, é a integração total das comissões técnicas do futsal e futebol. São os mesmos treinadores e também o mesmo grupo de atletas nas duas modalidades, facilitando o processo de adaptação ao campo. O próximo passo é inserir essas categorias para terem vivências competitivas também no futebol, já que eles já disputam o campeonato paulista de futsal”, concluiu Felipe.
Confira a coordenação e comissões técnicas das categorias Sub-7, Sub-8 e Sub-9:
Gustavo Ferreira – coordenador geral do Futebol de Base
Rodrigão – coordenador técnico de Futebol de Base
Felipe Sá – coordenador técnico da Iniciação do Futebol e da Integração Futsal e Futebol
Alexandre Barata – coordenador de Futsal
Douglas Rodrigues – treinador Sub-9 Sub-8
Carlos Junior – treinador do Sub-7
Fernando Neves, Gino e Paulo Robson – supervisores
Wiliam Ginghini e Fabrízio Vassão – preparadores de goleiros
Claudinho Almeida e Fernando Albanezi – preparadores físicos
(Foto: Divulgação/Santos FC)