Em jogo controlado fora de casa, o Santos FC bateu o Botafogo-SP por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (19), na Arena Nicnet Eurobike, em Ribeirão Preto (SP), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O gol que garantiu a terceira vitória seguida do Peixe na competição foi anotado pelo meia Giuliano ainda no primeiro tempo.
Com o triunfo no interior de São Paulo, a equipe santista também chegou ao sexto jogo invicto e alcançou os 49 pontos na tabela. Seguindo na segunda colocação do torneio nacional, o Alvinegro Praiano ainda abriu seis pontos de diferença para o Mirassol, primeiro clube fora do G4.
Na 28ª rodada, os comandados de Fábio Carille recebem o Novorizontino na próxima segunda-feira (23), às 21h, na Vila Viva Sorte, em duelo que vale a liderança da Série B. Afinal, a equipe de Novo Horizonte atualmente está no topo da tabela, com 50 pontos.
O jogo – Mesmo atuando fora de casa, o Santos FC não se acuou e comandou as ações da partida desde o primeiro minuto. Apesar de ter construído poucas chances claras, o Peixe não deixou de rondar a área adversária e quase não deu espaço para o Botafogo-SP assustar o goleiro Gabriel Brazão.
Aos 8 minutos, Gonzalo Escobar recebeu de João Schmidt pela esquerda e bateu forte, mas mandou por cima da meta. Já aos 33, Laquintana aproveitou rebote da zaga rival e mandou uma bomba, quase abrindo o placar em Ribeirão.
A pressão aumentou na reta final da primeira etapa. Aos 38, Guilherme recebeu de Wendel Silva e carimbou o travessão do goleiro João Carlos. E, de tanto insistir, o Peixe chegou ao gol no minuto seguinte. Após falha na saída de bola, Giuliano roubou a bola de Fábio Sanches e bateu colocado, no cantinho, abrindo o placar antes do intervalo.
Precisando da virada para se afastar mais da zona de rebaixamento, o Botafogo-SP voltou para o segundo tempo tentando pressionar. Aos 8, Emerson Ramon bateu com o pé esquerdo e tirou tinta da trave de Gabriel Brazão.
O Santos FC, por sua vez, buscava controlar o ímpeto rival e chegar com qualidade para matar o confronto no contra-ataque. Aos 33, Wendel Silva roubou a bola no meio, passou pela marcação com muita facilidade e avançou em direção ao gol. Na hora da batida, porém, o arqueiro João Carlos apareceu para salvar o Botafogo-SP.
Nos momentos finais, as duas equipes criaram oportunidades, com Guilherme até acertando a trave em cobrança de falta no último lance, mas a partida acabou mesmo com a vitória do Alvinegro Praiano por 1 a 0 em Ribeirão Preto.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP 0 x 1 SANTOS FC
Local: Arena Nicnet Eurobike, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 19 de setembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (MG) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Cartões amarelos: BOTAFOGO-SP: Victor Andrade, Sabit Abdulai e Fábio Sanches. SANTOS FC: João Schmidt, Rodrigo Ferreira e Diego Pituca.
GOLS:
SANTOS FC: Giuliano, aos 39 do 1T;
BOTAFOGO-SP: João Carlos; Raphael Rodrigues, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Emerson Ramon (Ronald Camarão), Sabit Abdulai, João Costa (Gustavo Bochecha) e Patrick Brey (Jean Victor); Douglas Baggio (Felipinho), Alexandre Jesus e Victor Andrade.
Técnico: Paulo Gomes.
SANTOS FC: Gabriel Brazão; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Gil, Jair e Gonzalo Escobar; João Schmidt (Sandry), Diego Pituca (Tomás Rincón) e Giuliano (Willian Bigode); Laquintana (Pedrinho), Guilherme e Wendel Silva.
Técnico: Fábio Carille.
(Fotos: Raul Baretta/ Santos FC)