Uma das principais revelações do Santos FC nos últimos anos e consolidado como um dos grandes nomes do elenco profissional atual, o zagueiro Kaiky teve seu contrato renovado com o Clube nesta quarta-feira (27). O novo vínculo, até 31 de dezembro de 2026, foi assinado na Vila Belmiro na sala da presidência. O atual tinha validade até o dia 30 de novembro de 2023.
“Renovar com meu time de coração é um sentimento indescritível. Agora são mais três anos de contrato, de dedicação e de muito empenho, e espero conquistar muitos títulos com essa camisa”, disse o jovem jogador.
Santista também de nascimento, o defensor chegou na Vila Belmiro com oito anos de idade, para atuar no futsal. Aos 10 anos, foi transferido para o campo e integrado à categoria sub-11.
Kaiky teve sua primeira oportunidade na equipe profissional em 2021, na estreia do Campeonato Paulista, no empate em 2 a 2 contra o Santo André, no dia 28 de fevereiro. Dois meses depois, já engatou uma sequência de nove partidas como titular, incluindo jogos pela Conmebol Libertadores, com apenas 17 anos, assumindo uma grande responsabilidade na zaga do Peixe. Recentemente o zagueiro alcançou a marca de 50 jogos pela equipe profissional, na partida diante do Banfield-ARG, no dia 5 de abril. “Não esperava toda essa ascensão. Tem acontecido tudo muito rápido. Sou muito grato a todos as comissões que passaram pelo Santos, desde as categorias de base. Aprendo diariamente cada vez mais”, afirmou Kaiky.
O zagueiro está na lista de atletas mais jovens a marcar na Conmebol Libertadores. Ele fez o gol do triunfo por 2 a 1 no jogo contra o Deportivo Lara-VEN, na fase 2 da Libertadores, no dia 9 de março de 2021, com apenas 17 anos, 1 mês e 25 dias. Quando assinalou o gol, tornou-se o jogador mais jovem a marcar pelo Santos na competição, e o segundo no geral. Meses depois, foi superado pelo seu companheiro de equipe de longa data, o atacante Ângelo, ao marcar contra o San Lorenzo-ARG, com 16 anos.
“Penso e almejo o melhor para o meu futuro. Ainda sou muito novo e tenho uma grande caminhada pela frente. Já tive a oportunidade marcar história no Santos FC com o gol na Libertadores, e também fiquei muito feliz pelo Ângelo, meu parceiro desde pequeno. E estou buscando melhorar diariamente, principalmente para dar alegrias ao torcedor”, ressaltou o zagueiro do Peixe.
Kaiky acumula convocações para as seleções de base, e ano de 2020, foi titular e capitão da seleção brasileira sub-17, e destacou a grande experiência: “A palavra certa é aprendizado. Sou muito grato pelas oportunidades que tive com a seleção. Aprendi muito em relação a liderança, e vou levar isso para sempre”.
O presidente do Santos FC, Andres Rueda, também falou da importância da renovação de mais um Menino da Vila. “Muito feliz com mais um contrato renovado. Agora todos os atletas da nossa base que estão no profissional estão com novo vínculo. Ele ganha mais tranquilidade para trabalhar e o Santos em contar com ele nos próximos campeonatos”, destacou Rueda.