Santos e Atlético/MG, um confronto de fases

Santos e Atlético/MG, um confronto de fases

Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Gabriel Santana

Desde que se enfrentaram pela primeira vez, há 81 anos, Santos e Atlético Mineiro já duelaram 100 vezes, com 36 vitórias santistas, 25 empates e 39 derrotas; 144 gols marcados e 151 sofridos. Há uma pequena vantagem, portanto, para o time mineiro. Porém, quando o confronto é na Vila, a história muda radicalmente de figura.

No centenário estádio Urbano Caldeira os times jogaram 26 vezes, com 16 vitórias do Santos (61%), sete empates e apenas três derrotas; 59 gols marcados e 32 sofridos.

Ao se separar apenas os 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro disputados na Vila a supremacia santista continua marcante, pois o Alvinegro Praiano venceu 12 (60%), empatou seis e perdeu dois; marcou 45 gols e deixou passar 24.

No total dos 68 duelos pelo Brasileiro, em qualquer estádio, o Santos venceu 24, empatou 17 e perdeu 27, fez 94 gols e sofreu 101.

Tabuzinho pra lá e pra cá

De 13 de maio de 1987, quando goleou o Santos por 5 a 1, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, até 11 de setembro de 1993, quando houve um empate sem gols no mesmo Mineirão, o Atlético não perdeu o clássico.

Foram nove jogos de invencibilidade, nos quais o time mineiro obteve seis vitórias e três empates; marcou 16 gols e sofreu apenas cinco, com saldo de 11. Desses jogos, seis foram no Mineirão, dois na Vila e um em Cádis, na Espanha, pelo Troféu Ramon de Carranza.

Em contrapartida, o Santos está invicto nos dez jogos mais recentes contra o Atlético na Vila Belmiro. Nesses, obteve nove vitórias e empatou uma vez, marcando 26 gols e sofrendo oito, com saldo de 18. Mais do que isso, o Santos venceu os seis clássicos mais recentes jogados na Vila.

Domínio santista nos jogos decisivos

Esses rivais jamais decidiram uma competição oficial, mas se defrontaram três vezes em fases importantes do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Dessas, o Santos venceu todas.

Em outubro de 1964, pelas quartas de final da Taça Brasil/ Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano goleou no Independência por 4 a 1 e voltou a golear no Pacaembu, dessa vez por 5 a 1. Dos nove gols santistas, Pelé marcou três, Toninho Guerreiro três, Pepe dois e Peixinho um.

Os times voltaram a se enfrentar na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1983, jogada nos dias 12 e 15 de maio daquele ano. No Morumbi, diante de 68.471 espectadores, Serginho marcou os dois gols santistas da vitória por 2 a 1. Três dias depois, no Mineirão, o time dirigido por Chico Formiga segurou o empate sem gols, apesar da pressão de 113 479 torcedores, quase todos atleticanos.

Dezessete anos depois, em 28 de abril e 5 de maio de 2010, o duelo decidiu uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. No Mineirão o Santos perdeu por 3 a 2, mas na Vila venceu por 3 a 1 e seguiu em frente rumo ao seu primeiro título da Copa. Dos gols santistas nesses dois jogos, três foram de Neymar, um de Wesley e um de André.

O primeiro desafio ninguém esquece

Na primeira vez que se defrontaram, em 5 de outubro de 1938, uma quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos venceu o amistoso por 2 a 0, com gols de Ruy e Aurélio. O técnico santista, o ex-atacante Camarão, escalou o time com Victor Lovecchio, Neves e Wanderlino; Figueira, Gradim e Ulisses; Sacy, Moran, Zé Carlos, Aurélio e Ruy.

O Atlético, que seria bicampeão mineiro em 1938/39, orientado pelo  técnico Ewandro Becker, foi a campo com Kafunga, Linthon e Quim; Pedrinho e Bala; Paulista, Sellado, Guará, Nicola e Resende. O árbitro dessa partida histórica foi Júlio Correa Mello.

Primeiro jogo pelo Brasileiro – Santos 4 x 1 Atlético/MG                 
18/10/1964 – Estádio Independência                                                             
Gols santistas: Pepe (2), Toninho Guerreiro e Pelé.

Primeiro jogo pelo Brasileiro na Vila Belmiro – Santos 0 x 0 Atlético/MG – 14/10/1990

Último jogo pelo Brasileiro na Vila Belmiro – Santos 3 x 1 Atlético/MG
09/06/2019  ­– Gols santistas: Eduardo Sasha, Jean Mota e Carlos Sánchez.

Último jogo pelo Brasileiro – Santos 0 x 2 Atlético/MG                       
20/10/2019 – Estádio Independência

Artilheiros santistas no confronto
1 – Pelé, 10 gols.
2 – Toninho Guerreiro, sete gols.
3 – Neymar, seis gols.

Artilheiros santistas no confronto pelo Brasileiro
1 – Pelé, Neymar, Kléber Pereira, Ricardo Oliveira e Gabigol, cinco gols.
6 – Toninho Guerreiro e Elano, quatro gols.