[:pb]Por Gabriel Pierin, do Centro de Memória
O Santos é o time com mais gols no futebol mundial. O Alvinegro já marcou 12 773 vezes na sua história. E neste 1º de fevereiro lembramos o feito de Gabriel Barbosa, o Gabigol. O atacante marcou duas vezes na goleada de 5 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista de 2014. E o último deles foi o gol de número 12 000 do Peixe.
Foi uma apresentação de gala do Santos e do jovem Gabigol, então com apenas 17 anos. Naquele sábado, 1º de fevereiro de 2014, o Peixe enfrentou o Botafogo de Ribeirão Preto pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.
O torcedor santista ainda comemorava a última goleada, por 5 a 1 sobre o rival Corinthians quando recebeu a boa equipe do interior, líder do seu grupo na competição.
O Botafogo ameaçou a meta santista logo no início da partida. O goleiro Aranha fez uma grande defesa na cobrança de falta de Camilo. O Santos não se abalou e partiu para o ataque. Em noite inspirada, Geuvânio recebeu passe de Leandrinho, driblou o goleiro e fez um lindo gol.
O Alvinegro poderia ter ampliado, mas Cícero desperdiçou um pênalti aos 11 minutos. O meia ainda teve tempo de se redimir na primeira etapa. Nos acréscimos, ele recebeu passe de Geuvânio e completou para as redes.
No início da etapa complementar, o Botafogo diminuiu aos 5 minutos. Aranha saiu mal na cobrança do escanteio, não alcançou a bola e o volante Hudson desviou para o gol. O time de Ribeirão Preto, corajoso, se manteve no ataque para tentar o empate.
Aí brilhou a estrela de Gabriel. Aos 20 minutos do segundo tempo o atacante recebeu um passe curto nas costas da zaga, adiantou-se, jogou o corpo para a direita e com um leve toque de esquerda desviou do goleiro Gilvan, marcando o gol 11 999 da história do Peixe. Três minutos depois veio o momento mais esperado.
Aranha mandou a bola pra frente. Ela alcançou a intermediária, Gabriel disputou e ganhou no jogo de corpo do zagueiro e chutou no canto direito do goleiro. Foi o gol número 12 000 da história centenária do Santos.
Nenhum time do planeta tinha alcançado essa marca. Gabriel Barbosa era um Menino da Vila de apenas 17 anos quando deixou seu nome na história do Alvinegro Praiano.
Uma nova marca
Quando perguntado sobre o feito histórico, o atacante que voltava para casa depois de dois anos de ostracismo na Europa, fez um prognóstico:
“Lembro muito bem do gol 12 mil, é algo que realmente marca e fico feliz por entrar para a história do Santos FC. A placa e a chuteira utilizada naquele jogo estão expostas na minha casa. É uma honra para mim e para minha família. Agora, tem uma nova marca que se aproxima aí e quem sabe eu não possa repetir?”
A oportunidade apareceu novamente na Vila Belmiro, em 27 de outubro de 2018, contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. O jogo caminhava para um empate sem gols quando, aos 37 minutos do segundo tempo, Gabriel sofreu um pênalti. Ele mesmo cobrou, fez o gol e atingiu a nova marca histórica. Além da nova marca, o atacante terminou artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, com 18 gols.
São façanhas de um time que já nasceu com fome de gol. Quando se diz que o DNA ofensivo acompanha o Santos desde o seu nascimento, no longínquo domingo 14 de abril de 1912, não é exagero.[:]