Santos atinge a marca de mil gols

Por Nicolas Godoi, do Memorial das Conquistas

No dia 11 de novembro de 1928, um domingo, no Estádio da Ponte Grande, o Santos chegava a marca de 1000 gols em sua história. O tento foi marcado por José Torres, o Siriri, na vitória por 3 a 2 contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista.

O Alvinegro Praiano começou ganhando a partida, com gol de Evangelista, porém, ainda no primeiro tempo o time da casa empatou. Na volta do intervalo, Siriri só precisou de dois minutos para desempatar o placar, com um chute forte, marcou o milésimo gol do clube, colocando, de vez, seu nome na história santista. O time mandante, ainda viria a empatar o jogo novamente, contudo, aos 35 minutos, Camarão, irmão de Siriri, garantiria o triunfo para o Peixe.

A partida contou com alguns nomes que ficariam conhecidos pelo torcedor santista, começando por Urbano Caldeira (que leva o nome do estádio do Santos), Diretor de Esportes e técnico naquela ocasião. Outro personagem deste jogo foi o goleiro Athié Jorge Coury, que após se aposentar dos gramados, assumiria a presidência. Ele ajudou a montar o melhor time de todos os tempos, e com 58 títulos, segue até hoje, como o presidente mais vitorioso dessa gloriosa história.

Na fundação em 1912 era inimaginável chegar a este feito tão importante, atualmente, 111 anos depois, e com quase 13000 gols, o Santos ostenta a marca com mais tentos do futebol mundial, sentimento bem retratado no nosso hino: “É um orgulho que nem todos podem ter”.

Pular para o conteúdo