Santos FC anuncia chegada de especialista para implementar Protocolo de Neurociência no futebol profissional

Iniciativa impulsiona avanços científicos nos departamentos do clube e inicia aplicação imediata no Sub-20 visando a Copinha 2026

O Santos oficializou a chegada do Dr. Ádan Jardim para liderar o novo Protocolo de Neurociência Aplicada ao Esporte, que será incorporado ao cotidiano do elenco profissional. Paralelamente, a iniciativa, pioneira no futebol brasileiro e alinhada aos processos de modernização do clube, já começa neste ano com a equipe Sub-20, preparando os Meninos da Vila para a Copinha 2026 com tecnologia esportiva de ponta.

Referência nacional em saúde mental e um dos pioneiros em neuromodulação no Brasil, o Dr. Ádan é mestre em Ciências pelo Instituto de Psiquiatria da USP (IPq-FMUSP) e reconhecido por desenvolver protocolos capazes de potencializar o desempenho cognitivo, técnico e físico de atletas.

Para o presidente Marcelo Teixeira, a chegada do especialista reforça a tradição do Santos em unir inovação, formação e excelência esportiva: “Continuamos investindo em tecnologias para a saúde dos atletas. Este é mais um passo para a modernização do clube. Trazer um protocolo científico desse nível reforça nosso compromisso permanente com excelência, formação e alta performance”, destacou.

O protocolo estruturado por Dr. Ádan segue modelos utilizados em grandes clubes europeus e está dividido em quatro pilares: Técnica, Cognição, Condicionamento e Recovery. O foco é ampliar concentração, precisão e velocidade nas tomadas de decisão, sobretudo em partidas de alta intensidade. No aspecto técnico, o método mira o aprimoramento da precisão de chutes e passes, além da coordenação motora fina.

“A partir de 2026 contaremos com mais um serviço de excelência na área de saúde. Trata-se do laboratório de Neuromodulação, que será coordenado pelo especialista Ádan Jardim. Esse segmento, muito utilizado na Europa, e ainda muito raro em nosso meio, ajuda tanto na reabilitação, promovendo uma fase de recuperação mais bem aproveitada, como em treinamentos, estimulando a velocidade de decisão através de treinamentos cognitivos e por meios eletrônicos, que mimetizam situações reais de jogo como dribles chutes ou passes“ afirma o Dr. Rodrigo Zogaib, Coordenador Médico e da Área de Saúde do Santos FC.

A abordagem também integra estratégias para ampliar resistência e sustentação física ao longo da temporada, otimizando processos de recuperação entre treinos e jogos, reduzindo desgaste e favorecendo maior constância de rendimento.

“É uma honra contribuir com um clube que marcou gerações, revelou ídolos como Pelé e Neymar, e veste uma das camisas mais pesadas e respeitadas do futebol mundial. Sigo comprometido em entregar seriedade, ciência e excelência ao trabalho diário — à altura da história que este escudo representa. Agradeço aos Drs. Rodrigo Zogaib, Rosan e Galvão”, disse o Dr. Ádan.

Com o novo protocolo, o Santos reafirma sua vocação histórica por inovação e pela incorporação de tendências que já moldam o futuro do esporte de alto rendimento.

Acessar o conteúdo