Redações de estudantes de escolas públicas são premiadas no Memorial das Conquistas

Redações de estudantes de escolas públicas são premiadas no Memorial das Conquistas

Com o intuito de fazer os jovens refletirem sobre a importância do Santos Futebol Clube para a cidade de Santos e ao mesmo tempo desenvolverem seus dotes literários, a Semana Santos, com o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santos, criou um Concurso de Redação entre alunos da rede pública da cidade. As cinco melhores redações foram premiadas nesta terça-feira (9), no Memorial das Conquistas “Milton Teixeira”, com a presença de pais, educadores e autoridades.

Secretária de Educação de Santos, Cristina Barletta comemorou a realização do concurso e ressaltou a importância de a educação andar lado a lado com o esporte. “Acreditamos muito na educação, e quando aliada ao esporte, sempre dá bons resultados. Esse concurso contribuiu para que nossos alunos tivessem um incentivo a mais para trabalharem a elaboração de redações, e também para falarem do nosso time, do Santos Futebol Clube, o time da nossa cidade”.

Das cinco redações vencedoras, quatro foram elaboradas por alunas da rede pública de ensino, e Cristina fez questão de comemorar este fato. “A professora Márcia Peres conseguiu emplacar duas alunas entre as vencedoras, e das cinco melhores redações, quatro são de meninas! Isso mostra que o lugar de nós, mulheres, também é falando de esportes, de futebol e no campo”, disse.

Aldemir de Lima, responsável pelo sucesso da iniciativa junto à Seduc, também comentou sobre a importância de educação e esporte estarem em plena sintonia. “É de suma importância termos a educação aliada com o esporte, sempre com um viés voltado ao protagonismo do aluno na história. Estes alunos foram colocados como personagens centrais nestes trabalhos. Dentre 120 redações, selecionamos 20, e dentre estas 20 selecionamos as cinco que hoje foram contempladas. Todos são merecedores. Mostraram através da arte da escrita uma mostra da grande relevância do Clube para a cidade”.

Odir Cunha, responsável pela promoção desta segunda edição da Semana Santos, vibrou com o sucesso do evento e garantiu: ressaltar a importância do Peixe para a cidade de Santos será cada vez mais uma prioridade. “Para nós do Centro de Memória, que lidamos com história e educação, este evento é primordial. Você está despertando em crianças da rede pública de ensino de Santos o gosto pela escrita e pela leitura, é um estímulo aos colegas destas crianças para estarem aqui no ano que vem e terem suas redações premiadas. Por trás de tudo isso há a contribuição dos professores na formação destas crianças e também a identificação maior do Santos FC com a cidade, com os jovens entendendo desde cedo a importância do Clube para Santos. Foi ótimo! Ressaltar a importância do Santos FC para a cidade de Santos é uma tendência que crescerá edição após edição da Semana Santos.”, concluiu.

Confira a lista de redações premiadas:

1. Maria Luísa Gonçalves de Queiroz
Prof. Márcia Rodrigues Peres

2. Júlia Bucheb Turato
Prof. Adriana Yumi Ohashi

3. Marcus Vinicius de Oliveira Araújo
Prof. Jorge Antônio Souza

4. Eduarda Victoria Gomes Andrade
Prof. Márcia Lenise Nogueira Silva

5. Maria Isabella Motta de Oliveira
Prof. Márcia Rodrigues Peres